A música definitiva do Rush, de acordo com o guitarrista Alex Lifeson
Por Bruce William
Postado em 14 de janeiro de 2025
Em 1977, o Rush já havia conquistado seu espaço ao sol com seus quatro primeiros álbuns de estúdio e um disco ao vivo, mas ainda enfrentava desafios para alcançar o público mais amplo. "2112", o álbum que transformou sua carreira, era um trabalho conceitual com longas composições e complexidade instrumental, e seu sucesso deu ao grupo a confiança necessária para seguir explorando sua criatividade no próximo álbum.
Rush - Mais Novidades
No trabalho seguinte, "A Farewell to Kings" (1977), o Rush buscou expandir sua sonoridade sem repetir o que já havia feito. Para isso, gravaram em um estúdio no País de Gales, longe das distrações de Toronto, onde costumavam trabalhar. Eles experimentaram novos instrumentos e criaram faixas que misturavam elementos progressivos com músicas mais diretas. O resultado mostrou uma banda em evolução, mantendo sua identidade, mas explorando novas possibilidades.
Uma de suas faixas, "Closer to the Heart", se destacou como o primeiro grande passo da banda em direção ao rádio e a um público mais mainstream. Ele contou para a Guitar World que a canção começou com um arranjo acústico que, posteriormente, evoluiu para uma poderosa canção de Rock. "A intro de 12 cordas passa a ilusão de ser uma peça acústica, mas então a seção rítmica entra e transforma a música em algo energético."
Escrita por Geddy Lee, Lifeson e Neil Peart, e letras feitas em parceria com Peter Talbot, a letra de "Closer to the Heart" sintetiza a necessidade de mudarmos o nosso comportamento para tratarmos as coisas com mais sentimento, "mais perto do coração". Autoridades, artistas, pessoas humildes... Para o compositor, passa pela mudança de mentalidade de todos nós a conquista de uma nova realidade, mais humanitária.
"Closer to the Heart" foi tocada ao vivo pela banda em todas as turnês desde seu lançamento até a Presto Tour, quando foi retirada do repertório. Posteriormente, retornou ao setlist nas três turnês seguintes (assim como em algumas datas durante a Vapor Trails Tour), mas foi novamente excluída nas duas turnês seguintes. A faixa voltou a ser incluída na Time Machine Tour, foi retirada na Clockwork Angels Tour e, finalmente, retornou na última turnê do Rush, a R40 Live Tour.
"Eu me lembro de quando tivemos que colocá-la de volta no setlist para os shows no Rio, devido à grande demanda para ouvi-la, já que havíamos parado de tocá-la por um tempo. Por algum motivo, essa música sempre ressoou com as pessoas, e foi um hit, na medida em que tivemos um. Ela nos colocou no rádio, no tipo de estação que normalmente nunca nos associaria, então foi o mais próximo que chegamos de uma música pop, especialmente naquela época.", disse Geddy.
Além de seu sucesso nas rádios, a faixa colocou em cheque os estereótipos sobre o Rush ser excessivamente técnico. Lifeson enfatizou que a música "mistura uma doce melodia com uma progressão dinâmica", o que torna acessível e virtuosa ao mesmo tempo, por isso ele afirma que esta é a música definitiva da banda. Até hoje, "Closer to the Heart" é celebrada como um marco na carreira do Rush, sendo um símbolo de sua capacidade de inovar sem perder a essência, fazendo algo mais simples, de bom gosto e com apuro técnico na dose certa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos


