Rush: A emblemática "Closer to the Heart"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maximiliano P., Fonte: Maximiliano P.
Enviar correções  |  Comentários  | 

“Closer To The Heart” foi lançada como single em 1977, também fazendo parte do quinto álbum de estúdio do RUSH, o excelente “A Farewell to Kings”. Desde então apareceu em vários discos ao vivo e coletâneas da banda.

250 acessosAvery Molek: medley de Rush na bateria aos 10 anos de idade5000 acessosGhost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?

Durante a tour do álbum “Vapor Trails”, que trouxe o RUSH ao Brasil em 2002, surgiu uma curiosa história sobre essa música. A banda já tocava “Closer To The Heart” há mais de 25 anos em quase todos os shows, e havia definido retirá-la do set list. Entretanto, a popularidade da música entre os fãs latinos os fez reincorporá-la ao seu repertório. Sábia decisão, já que isso acabou originando um dos mais belos momentos do DVD “RUSH in Rio”, gravado naquela oportunidade.

Super valorizada pelos fãs, a canção também tem um enorme significado para a banda. Alex Lifeson, guitarrista, chegou a declarar que esta seria a música derradeira para o RUSH.

Sem dúvidas, “Closer To The Heart” representa muito bem a trajetória da banda e reúne todos os ingredientes de um clássico. É uma daquelas canções incansáveis, que ouvimos, repetimos, ouvimos novamente e jamais saturamos. Instrumentalmente é perfeita, musicalmente é agradável e em matéria de composição é absolutamente genial.

Peculiarmente, a lindíssima introdução de cordas da música foi feita pelo baixista/vocalista Geddy Lee. A canção foi composta pelo batera Neil Peart e por um amigo seu, Peter Talbot. Diz a lenda que Peter iniciou a composição e Peart a finalizou.

A letra sintetiza a necessidade de mudarmos o nosso comportamento para tratarmos as coisas com mais sentimento, “mais perto do coração”. Autoridades, artistas, pessoas humildes... Para o compositor, passa pela mudança de mentalidade de todos nós a conquista de uma nova realidade, mais humanitária. “Closer To The Heart” é mais uma daquelas letras simples mas de grande significado. A sua tradução é mais ou menos esta:

"E os homens que detém altos cargos/postos, tem que ser os que devem começar a moldar uma nova realidade mais próxima ao coração.

O ferreiro e o artista refletem isso em sua arte. Eles forjam suas criatividades mais próximas ao coração. Filósofos e lavradores, cada um tem de saber sua parte, para semear uma nova mentalidade mais próxima ao coração.

Você pode ser o capitão, eu desenharei o mapa, navegando de encontro ao destino, mais próximo ao coração.”

Comente: Qual a sua faixa favorita do Rush?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de setembro de 2016

RushRush
Capivaras de zoológico em Toronto ganham nome do trio

250 acessosAvery Molek: medley de Rush na bateria aos 10 anos de idade475 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rush"

RushRush
Alex Lifeson elege as duas piores músicas da banda

OzzyOzzy
Outros rockeiros que usaram camisetas do grêmio

RushRush
Alex Lifeson: "O Rock perdeu muito de sua relevância!"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Rush"

GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

SlipknotSlipknot
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você

Led ZeppelinLed Zeppelin
As crianças da capa de "Houses Of The Holy"

5000 acessosOzzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação5000 acessosKiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica5000 acessosMetallica: Jason explica o baixo apagado de And Justice For All5000 acessosBob Dylan: é dele a "Maior Música de Todos os Tempos"5000 acessosRaul Seixas: 10 importantes obras do Maluco Beleza5000 acessosLemmy: 65 anos com "o fígado de um recém-nascido"

Sobre Maximiliano P.

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online