A música do Led Zeppelin que igualou "Since I've Been Loving You", segundo Jimmy Page
Por André Garcia
Postado em 12 de janeiro de 2025
Apesar de seus quatro primeiros álbuns serem todos obras-primas, para muito fã do Led Zeppelin a banda chegou ao auge mesmo (técnico e sonoro) com o "Physical Graffiti" (1975) — álbum duplo de uma diversidade musical comparável ao "White Album" dos Beatles.
Só que, quando se chega ao auge, só há um caminho adiante: ladeira abaixo. Em 1976 foi em meio a um verdadeiro inferno astral (doença, acidente, esgotamento e os excessos químicos cobrando seu preço) que o Zeppelin gravou "Presence". Apesar de seus bons momentos, não foi um trabalho tão memorável quanto os anteriores.
Mesmo assim, o "Presence" tem uma música que para Jimmy Page foi uma das raras vezes em que eles conseguiram "igualar" o clássico "Since I’ve Been Loving You".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 1977 para a Trouser Press Jimmy Page disse sobre "Presence":
"['Presence’ foi] só um reflexo da angústia e das coisas pelas quais passamos no período em que foi gravado. É verdade que não há músicas acústicas, nem suavidade, contrastes ou mudanças para outros instrumentos... Por outro lado, tem o blues que fizemos com 'Tea For One' — a única vez que, para mim, chegamos perto de igualar a vibe de 'Since I’ve Been Loving You'."
Na minha opinião, o Led Zeppelin chegou mais perto de igualar "Since I’ve Been Loving You" com "What Is and What Should Never Be" do que com "Tea for One"... mas quem sou eu para discordar de Jimmy Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps