O lendário guitarrista que Gene Simmons ouviu pela primeira vez e pensou que eram três
Por André Garcia
Postado em 10 de janeiro de 2025
Conforme publicado pela Alternative Nation, em recente entrevista a Adam Carolla o baixista mais linguarudo do mundo voltou a se gabar de ter sido aquele que descobriu o Van Halen. O primeiro contato dele com a banda aconteceu no Starwood, em Hollywood, em 1976; e, antes de olhar para o palco, ele pensou que ela tinha três guitarristas.
"De repente, ouvi vindo do palco algo sinfônico; quase como 'And Your Bird Can Sing', dos Beatles. Quando eles começavam a tocar, você parava o que estava fazendo e pensava 'O que é isso?!' Sabe, Eddie estava fazendo na guitarra uma harmonia tripla. Eu fui até o palco pensando 'Deve ter três guitarristas tocando isso'."
"Aí olho para o palco e era só um guitarrista fazendo aquilo tudo! Com um ótimo baixista, um baterista matador e no vocal um cara lindo, de cabelos loiros compridos, com o peito à mostra fazendo acrobacias. depois de três músicas, eu estava no camarim para convencer eles a assinarem comigo na Man of 1000 Faces, minha produtora. Levei eles de avião para Nova Iorque com dinheiro do meu bolso."
"Eu queria que eles fizessem um teste com Bill Aucoin, nosso empresário, e tudo o mais. Mas antes disso, decidimos entrar no lendário estúdio particular de Jimi Hendrix, o Electric Lady e fazer 15 músicas, uma demo de 24 faixas, com Dave Whitman, que mixou o Humble Pie e tal."
A tal demo não teve o resultado esperado por Gene, mas tinha coisas bem interessantes segundo ele:
"Uma das 15 músicas se chamava 'House of Pain', mas não era a 'House of Pain' que eles viriam a gravar. Aquela era a versão original, que não tinha nada a ver com a outra. Na verdade, aquela 'House of Pain' nunca foi gravada. Ela era um rolo compressor! Não entra na minha cabeça que eles nunca tenham lançado..."
Quando li sobre Gene comparar Eddie Van Halen a três guitarristas tocando ao mesmo tempo, logo lembrei de John Frusciante fazendo a mesma comparação com Hendrix.
Em vídeo no YouTube o guitarrista do Red Hot disse:
"Jimi Hendrix foi onde eu aprendi [a tocar guitarra]. Quando eu era moleque ouvi 'Little Wing' e percebi que [...] você tem o acorde sendo tocado, tem uma parte meio que principal por cima, e ainda tem umas cordas extras sendo abafadas, cordas agudas. Aquilo acaba soando, para os ouvidos de quem não toca guitarra (ou iniciantes) como três guitarristas tocando ao mesmo tempo."
"Por isso que 'Little Wing' me deixava tão confuso: 'Como pode isso ser um guitarrista só tocando se soa como três?!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps