Como o Pink Floyd usou ideia diferentona de Alice Cooper para criar uma canção inesquecível
Por Bruce William
Postado em 07 de janeiro de 2025
"Another Brick in the Wall (Part II)" é uma das canções mais conhecidas do Pink Floyd, mas o caminho para transformá-la em um clássico passou por decisões criativas ousadas e inspirações surpreendentes. Roger Waters a concebeu inicialmente como uma peça simples: apenas voz e violão. No entanto, a contribuição do produtor Bob Ezrin, conhecido por seu trabalho com Alice Cooper, foi fundamental para levar a faixa a outro nível.
Pink Floyd - Mais Novidades
Ezrin identificou o potencial comercial da canção, mas achou que sua duração original, com apenas um verso e um refrão, não faria jus ao impacto que ela poderia alcançar. "Disse a eles que precisávamos de duas estrofes e dois refrões, mas a resposta foi: 'Nós não fazemos singles, então vá se ferrar'", contou Ezrin em 2009 para a Guitar World. Aproveitando-se da configuração do estúdio, ele estendeu a música copiando partes da gravação e adicionando um novo trecho.
Inspirado por sua experiência em "School's Out", de Alice Cooper, Ezrin teve a ideia de incluir um coro de crianças, alinhando-se ao tema da letra. Enquanto o Pink Floyd estava nos Estados Unidos, o engenheiro Nick Griffiths foi enviado a uma escola próxima aos estúdios da banda em Islington, Londres. "Eu disse para ele: 'Quero 24 faixas de crianças cantando isso. Quero vozes rasgadas, vozes refinadas, de tudo'", relembra Ezrin. Quando Roger Waters ouviu o resultado, sua reação revelou que ele sabia que estavam diante de algo grandioso. "Era exatamente o que eu esperava de um colaborador", disse Waters, sem saber que, anos mais tarde, a banda ganharia um processo das crianças que participaram das gravações.
Outra mudança significativa veio da adição de elementos de música disco, algo que inicialmente gerou resistência. Bob Ezrin pediu a David Gilmour que visitasse clubes para entender a sonoridade da época, o que não foi uma tarefa fácil para o guitarrista. "Me forcei a ir e ouvir aquela batida forte de bumbo e pensei: 'Meu Deus, que horror!'", confessou Gilmour. No entanto, a banda incorporou a batida ao arranjo, tornando a música mais cativante e dançante, sem perder a essência do Pink Floyd.
A combinação dessas decisões - a duração ampliada, o coro infantil e a influência disco - transformou "Another Brick in the Wall (Part II)" em um marco na história da banda e um dos grandes clássicos do Rock. Ela não apenas se tornou um sucesso comercial, mas também consolidou sua mensagem poderosa contra a opressão no sistema educacional. Como Gilmour refletiu mais tarde: "No final das contas, ainda soa como Pink Floyd."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"


