Como o Pink Floyd usou ideia diferentona de Alice Cooper para criar uma canção inesquecível
Por Bruce William
Postado em 07 de janeiro de 2025
"Another Brick in the Wall (Part II)" é uma das canções mais conhecidas do Pink Floyd, mas o caminho para transformá-la em um clássico passou por decisões criativas ousadas e inspirações surpreendentes. Roger Waters a concebeu inicialmente como uma peça simples: apenas voz e violão. No entanto, a contribuição do produtor Bob Ezrin, conhecido por seu trabalho com Alice Cooper, foi fundamental para levar a faixa a outro nível.
Pink Floyd - Mais Novidades
Ezrin identificou o potencial comercial da canção, mas achou que sua duração original, com apenas um verso e um refrão, não faria jus ao impacto que ela poderia alcançar. "Disse a eles que precisávamos de duas estrofes e dois refrões, mas a resposta foi: 'Nós não fazemos singles, então vá se ferrar'", contou Ezrin em 2009 para a Guitar World. Aproveitando-se da configuração do estúdio, ele estendeu a música copiando partes da gravação e adicionando um novo trecho.
Inspirado por sua experiência em "School's Out", de Alice Cooper, Ezrin teve a ideia de incluir um coro de crianças, alinhando-se ao tema da letra. Enquanto o Pink Floyd estava nos Estados Unidos, o engenheiro Nick Griffiths foi enviado a uma escola próxima aos estúdios da banda em Islington, Londres. "Eu disse para ele: 'Quero 24 faixas de crianças cantando isso. Quero vozes rasgadas, vozes refinadas, de tudo'", relembra Ezrin. Quando Roger Waters ouviu o resultado, sua reação revelou que ele sabia que estavam diante de algo grandioso. "Era exatamente o que eu esperava de um colaborador", disse Waters, sem saber que, anos mais tarde, a banda ganharia um processo das crianças que participaram das gravações.
Outra mudança significativa veio da adição de elementos de música disco, algo que inicialmente gerou resistência. Bob Ezrin pediu a David Gilmour que visitasse clubes para entender a sonoridade da época, o que não foi uma tarefa fácil para o guitarrista. "Me forcei a ir e ouvir aquela batida forte de bumbo e pensei: 'Meu Deus, que horror!'", confessou Gilmour. No entanto, a banda incorporou a batida ao arranjo, tornando a música mais cativante e dançante, sem perder a essência do Pink Floyd.
A combinação dessas decisões - a duração ampliada, o coro infantil e a influência disco - transformou "Another Brick in the Wall (Part II)" em um marco na história da banda e um dos grandes clássicos do Rock. Ela não apenas se tornou um sucesso comercial, mas também consolidou sua mensagem poderosa contra a opressão no sistema educacional. Como Gilmour refletiu mais tarde: "No final das contas, ainda soa como Pink Floyd."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
A música de Janis Joplin que nasceu num bar e foi gravada três dias antes de sua morte
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Por que o Pink Floyd é considerada uma banda "preguiçosa"?
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
O show do Pink Floyd que Neil Peart colocou entre os melhores que já viu
O disco do Pink Floyd que nunca envelhece, de acordo com Sammy Hagar
O megastar maior que o Pink Floyd cujo show David Gilmour achou apenas "mediano"
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda


