David Gilmour diz que foi "coagido pela gravadora" no último álbum do Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 05 de novembro de 2024
David Gilmour disse que foi "coagido pela gravadora" no último álbum do Pink Floyd, "The Endless River" (2014), que foi quase totalmente composto de músicas instrumentais e ambientes, exceto por "Louder Than Words", a única faixa com vocais principais. "Quando fizemos esse álbum, havia algo que Andy Jackson, nosso engenheiro, havia montado, chamado 'The Big Spliff', que era uma coleção de trechos e jams das sessões de 1994 para 'The Division Bell', que circulava em bootlegs. Muitos fãs queriam ouvir aquele material, e pensamos em dar isso a eles,", recordou Gilmour durante conversa com Los Angeles Times. A pauta é do Ultimate Classic Rock.
"Meu erro, acho, foi ser pressionado pela gravadora a lançá-lo como um disco oficialmente pago do Pink Floyd", confessou Gilmour, sugerindo que as expectativas foram injustas. "Deveria estar claro o que ele era, jamais deveria ter sido feito para ser uma continuação do 'The Division Bell'. Mas, você sabe, nunca é tarde para cair nessas armadilhas de novo."
Em outro ponto da conversa, Gilmour expressou satisfação com a recente venda do catálogo do Pink Floyd. "Tudo ficou no passado. Esse material é para gerações futuras. Sou uma pessoa idosa. Passei os últimos 40 anos tentando lutar contra a indolência e a ganância para fazer o melhor com nosso material. E agora abandonei essa luta."
No acordo, a Sony adquiriu os direitos de gravação, nome e imagem do Pink Floyd por 400 milhões de dólares. Embora a quantia seja uma excelente adição ao patrimônio de Gilmour, ele se sente aliviado por encerrar a longa história de disputas comerciais da banda. "Recebi meu adiantamento - porque, sabe, não é um dinheiro novo, é um adiantamento contra o que eu teria recebido nos próximos anos de qualquer maneira. Mas as discussões, brigas e as idiotices que aconteceram nos últimos 40 anos entre esses quatro grupos de pessoas e seus empresários, é muito bom dar adeus a tudo isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps