A decepção da turnê de despedida do Rush segundo Geddy Lee e Alex Lifeson
Por João Renato Alves
Postado em 06 de janeiro de 2025
A R40, turnê que marcou a despedida do Rush, durou apenas 35 shows. Se dependesse de Neil Peart, nem esse número teria sido alcançado. Com desgastes físicos causados pelo avanço da idade, o baterista simplesmente não desejava realizar o giro derradeiro do trio canadense.
A situação causou certa mágoa nos outros integrantes. Quem reconhece é o baixista, vocalista e tecladista Geddy Lee. Durante entrevista à nova edição da revista Classic Rock, repercutida pelo Loudwire, o músico admitiu as dificuldades e deixou clara uma lamentação.
"Eu me esforcei muito para conseguir mais shows e não tive sucesso. Realmente senti que decepcionei nossos fãs britânicos e europeus. Pareceu-me incorreto que não tivéssemos feito isso, mas Neil estava inflexível. Faria apenas 30 shows e pronto. Para ele, isso já foi um grande compromisso, porque não queria fazer nenhum."
Lee detalhou a última jornada do Rush em seu livro de memórias de 2023, "My Effin' Life". Embora tenha escolhido as palavras cuidadosamente, foi sua maneira de deixar os fãs ao redor do mundo saberem por que a banda terminou do jeito que terminou.
"Eu meio que senti que devia uma explicação a eles, o público. A despedida não foi uma linha reta, com tudo planejado. Foi assim que o mundo inteiro do Rush se tornou complicado desde 1º de agosto de 2015 até 7 de janeiro de 2020, quando Neil faleceu. Aqueles foram tempos muito incomuns, complicados e emocionais. Os fãs investiram todo o seu ser em nós e eu entendi que eles mereciam uma resposta um tanto direta sobre o que aconteceu e como sua banda favorita terminou."
Alex Lifeson também se manifestou sobre o assunto. "Ged e eu ficamos desapontados que Neil exigiu tocar apenas um número limitado de datas, o que impediu uma temporada no Reino Unido e na Europa. Acho que uma dúzia ou mais de datas nos tornariam um pouco mais receptivos."
O guitarrista até sugere que eles estavam perto de um avanço em fazer Peart concordar com mais apresentações. "Mas então ele teve uma infecção dolorosa em um dos pés. Era levado ao palco em um carrinho de golfe e mal conseguia andar por causa da dor. No entanto, fazia um show de três horas, na intensidade com que tocava desde sempre Foi incrível, mas ali ele decidiu de vez que a apresentação em Los Angeles seria mesmo a última."
Nos últimos anos, rumores sobre uma reunião de Geddy Lee e Alex Lifeson pipocam constantemente. Os dois admitem que têm ensaiado semanalmente, mas não garantem que o projeto se concretizará.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps