Quando Joe Satriani "deu uma dura" em Steve Vai, e foi o que mudou a vida do guitarrista
Por Bruce William
Postado em 03 de janeiro de 2025
Dois dos maiores guitarristas da história do Rock possuem uma ligação que data do começo dos anos setenta, quando ambos eram ainda adolescentes, em uma amizade que dura décadas e volta e meia rende parcerias entre ambos. Joe Satriani começou a tocar guitarra aos 14 anos, ainda em 1970. Músico prodígio, enquanto ainda estava aprendendo ele já começou a dar aulas, tendo sido professor, aos 16 anos de idade, de ninguém menos que Steve Vai, que começaria sua carreira como músico profissional aos 20 anos, em 1980, na banda de ninguém menos que Frank Zappa.
"Joe é um dos mentores da minha vida. Comecei a ter aulas com ele quando tinha 12 anos. Tive aulas com ele intermitentemente por cinco anos, e ele sempre foi ótimo, sempre foi um exemplo de classe. Ele tem uma baita integridade, um ouvido musical impressionante e é um amante da guitarra. Além de ser um ótimo professor, e ter compartilhado tudo comigo.", disse Steve sobre seu professor e amigo.
Joe, por outro lado, revelou o que ele considerava serem as virtudes de Steve que fazem dele um grande guitarrista: "Quando eu o conheci ele tinha 12 anos, e possuía todos os atributos que você espera de um aluno: ótimo timing, ótimo ouvido, mãos fantásticas, um incrível desejo de aprender... e uma força de vontade capaz de superar qualquer obstáculo físico que seu corpo apresentasse. Sabe, ninguém é perfeito, todos temos que lidar com nossos defeitos ao longo do caminho que trilhamos, a questão é se nos deixamos abater por eles ou não."
Steve contou como foi sua primeira aula com Joe: "Eu só tinha um violão e um pacote de cordas. Nunca tinha tocado o instrumento. Não sabia como afinar nem nada. [...] Tudo começou quando Joe estava dando aula [de guitarra] para um amigo meu, que morava a algumas casas de distância da minha - ele sabia fazer acordes no violão, e eu achava aquilo fenomenal! Ele dizia: 'Pô, você tem que ver é o meu professor: aquilo que é tocar de verdade!' Eu não tinha condições de pagar por aulas [individuais], então dividi com outro amigo, Joe dava aula para nós dois ao mesmo tempo. [Isso durou por] mais ou menos um ano."
E em um corte da participação de Joe Satriani e Steve Vai no programa de Rick Beato, com legenda em português de Andy Ferreira Music, Steve relata como foi imprescindível em sua trajetória a disciplina que ele aprendeu com Joe quando teve as suas aulas de guitarra:
"Eu era muito mediano como estudante ou qualquer coisa", diz Steve. "Então eu tinha esse bloqueio contra memorizar coisas. Durante uma das minhas primeiras aulas com Joe ele disse: 'Eu quero que você volte semana que vem e eu quero que você tenha cada nota no braço memorizada'. Eu lembro de sair e dizer 'ok'. E eu lembro de sair e pensar: 'eu não vou fazer isso, eEu não consigo fazer isso... o quê?! Todas essas notas?"
"Você era assim, Joe?" pergunta Beato entre risos, e o guitarrista responde que sim, também com ar risonho. Daí Steve conta que voltou na semana seguinte para uma nova aula e o Joe mandou ele tocar alguns determinados acordes, que ele não sabia como tocar. Joe então diz para ele: "Vá embora pra casa e não volte até que você saiba todas as notas no braço".
Nisso, enquanto estava saindo, ele ouve a mãe de Joe perguntar como havia sido a aula, e Joe disse: "Meu melhor aluno está perdendo o cérebro". E foi ali que aconteceu a virada. "Melhor aluno?! Perdendo o cérebro?!". Aquela frase mexeu com Steve, e foi quando ele percebeu o que precisava fazer para deslanchar: "E foi isso, desde aquele dia, isso realmente me deu um senso de dignidade, era a disciplina que eu precisava para me tirar dessa nuvem escura de crença sobre mim."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza



O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo


