Pink Floyd é banda para quem não gosta de rock'n'roll, disse o lendário baixista
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Jack Bruce não era do tipo que filtrava suas opiniões. O baixista, vocalista e um dos principais compositores do Cream sempre teve um espírito livre - dentro e fora da música. Em uma entrevista à Classic Rock, ele fez uma declaração no mínimo polêmica sobre o Pink Floyd: "Sempre achei que o Pink Floyd era uma banda para pessoas que não gostam de música ou de rock’n’roll."
Pink Floyd - Mais Novidades
A frase veio à tona quando Bruce relembrou para a Classic Rock como foi um dos primeiros encontros do Cream com Jimi Hendrix, no Regents Polytechnic, na década de 1960. Segundo ele, integrantes do Pink Floyd estavam na plateia naquela noite e mais tarde confessaram que assistir à apresentação foi o que os inspirou a formar a banda. Bruce reagiu à revelação com ironia: "Se isso foi algo bom ou ruim, deixo para você decidir."
Jack Bruce foi uma peça fundamental no Cream, banda que ajudou a moldar o hard rock e o rock psicodélico. Seu baixo distorcido e sua voz marcante foram essenciais para o trio ao lado de Eric Clapton e Ginger Baker. Mas enquanto o Cream representava a intensidade do blues pesado e da improvisação explosiva, o Pink Floyd seguiu um caminho mais atmosférico, explorando experimentações sonoras e camadas de efeitos. Para Bruce, essa abordagem parecia distante do que ele considerava rock de verdade.
Apesar da alfinetada no Pink Floyd, Bruce não economizou elogios a Jimi Hendrix. No mesmo papo, ele relembrou quando Hendrix apareceu de surpresa antes de um show do Cream e pediu para tocar com a banda. "Eu já tinha ouvido falar dele. Ele chegou e disse: 'Oi, eu gostaria de tocar com vocês.' Eu disse que por mim tudo bem, mas ele teria que falar com Eric e Ginger." Segundo Bruce, Eric Clapton aceitou de imediato, enquanto Ginger Baker demonstrou alguma hesitação. No fim, Hendrix subiu ao palco e impressionou a todos.
O impacto de Hendrix sobre os músicos da época foi imenso, e Bruce reconheceu essa influência. Ele revelou que o guitarrista acompanhou as gravações da música "White Room" e chegou a comentar que gostaria de ter composto algo assim. Bruce respondeu sem pestanejar: "Jimi, o que você precisa entender é que eu provavelmente roubei isso de você."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Nergal defende título do álbum mais recente do Behemoth
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs

A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Nick Mason relembra o dia em que o Pink Floyd encontrou seus heróis: os Beatles
Geddy Lee elege os dois maiores solos de guitarra de todos os tempos


