O dia em que Jimi Hendrix tocou com o Cream, segundo Jack Bruce
Por André Garcia
Postado em 06 de setembro de 2022
O rock pode ter nascido nos Estados Unidos em meados dos anos 50, mas foi na década seguinte, na Inglaterra, que ele se desenvolveu. Bandas como Beatles e Rolling Stones encabeçaram a invasão musical britânica que atravessou o Atlântico e dominou a terra do Tio Sam.
Entretanto, o jogo virou quando Jimi Hendrix foi para a terra da rainha. La, já em seu primeiro show, deixou boquiaberta uma plateia de figurões do rock britânico, como Pete Townshend, Mick Jagger e Jeff Beck. Quem não foi pego de surpresa na ocasião foi Eric Clapton, afinal de contas, antes daquilo, ele já havia tocado com o Cream.
Conforme publicado pela Classic Rock, o baixista Jack Bruce contou como foi aquela ocasião histórica.
"Eu conheci Hendrix quando nós [Cream] tocamos no Regents Polytechnic [em Londres]. Por coincidência, os caras que viriam a formar o Pink Floyd estavam na plateia, e aparentemente assistir o que tocamos os fizeram virar o Pink Floyd. Eu estive com eles recentemente, e eles me disseram isso. Eu sabia que eles estavam lá, mas não sabia que tínhamos sido responsáveis por eles terem se juntado. Se aquilo foi bom ou ruim, deixo para você julgar. Eu sempre achei que o Pink Floyd era uma banda para gente que não gostava de música ou rock n roll."
"Enfim… de volta a Hendrix. Estávamos tocando na Regents Polytechnic. Eu estava tomando uma cerveja antes do show em um pub do outro lado da rua, eis que chegou um cara, Jimi Hendrix. Tínhamos apenas ouvido falar vagamente sobre ele. Jimi veio até mim e disse: 'Oi! Eu gostaria de fazer um som com a banda.' Eu disse que por mim tudo bem, mas que eu obviamente teria que ver com Eric e Ginger."
"Então nós atravessamos a rua para o show, Eric na mesma hora disse que sim, e Ginger disse: 'Ah, num sei não [risos]!' [Jimi] chegou, plugou [a guitarra] no meu amplificador de baixo e, pelo que me lembro, acabou com todos nós. Hendrix provocou um efeito positivo sobre todo mundo, especialmente guitarristas."
"Ele apareceu na nossa gravação quando fizemos 'White Room' em Nova Iorque, e foi muito encorajador com aquela música. Ele chegou para mim e disse: 'Nossa, quem me dera conseguir compor algo como aquilo!' Eu respondi: 'Jimi, o que você precisa entender é que eu provavelmente copiei aquilo de você.'"
Segundo relatos, quando Jimi Hendrix começou a tocar com o Cream, Eric Clapton largou a guitarra, pasmo. Após deixar o palco enquanto o som rolava, o Slow Hand foi para o camarim, onde acendeu um cigarro com mãos trêmulas. "Você não me falou que ele era tão bom assim!", reclamou com Chas Chandler, o empresário do americano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps