O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"
Por André Garcia
Postado em 18 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin acabou assim que o baterista John Bonham morreu, mas para cumprir contrato com a gravadora ainda foi lançado o póstumo "Coda" (1982), uma pouco coesa compilação composta por sobras de estúdio e faixas ao vivo.
Em 1988, oito anos após o fim da banda, Robert Plant já estava no seu quarto álbum solo, "Now and Zen" — mas o fantasma dela ainda o perseguia aonde quer que ele fosse.
Led Zeppelin - Mais Novidades

Em entrevista de 1988 para o jornalista musical Tony Bacon, publicada em 2018 pela Reverb, ele revelou que desprezava, o "Coda". O disco teve a produção de Jimmy Page, mas Plant disse que "eu não tive nada a ver com aquilo".
"Quando o 'Coda' foi discutido, eu realmente estava tão… sei lá, eu já estava farto daquilo tudo [que envolvesse Led Zeppelin sem a presença de John Bonham]. Se você começa a fazer algo por algum motivo que não seja apenas reconhecimento e dinheiro, então é assim que a coisa deve ser até o fim. Depois que Bonzo morreu, essas coisas [reconhecimento e dinheiro] foram os únicos motivos que eu tinha para tornar a me envolver com o Led Zeppelin."
Em defesa do "Coda" Page justificou seu lançamento dizendo:
"'Coda' foi lançado, basicamente, porque tinha muito material pirata de bootleg circulando por aí. Então pensamos: 'Bem, se há tanto interesse por isso, então podemos muito bem lançar o que sobrou de nosso material de estúdio."

Por mais que Robert Plant o despreze, Jimmy Page seguiu com o tempo revisitando o 'Coda', que com o passar dos anos foi crescendo.
Originalmente lançado com apenas oito faixas, ao ser relançado em CD nos anos 90 recebeu mais quatro, e em 2015 foi re-relançado em versão deluxe com dois discos extra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps