O dia que Geezer Butler achou que Ozzy Osbourne e Tony Iommi iam literalmente matar ele
Por André Garcia
Postado em 16 de fevereiro de 2025
A depressão pode afetar a mente de quem sofre dela de muitas formas. A profunda e persistente tristeza que ela provoca pode ser um terreno fértil para o surgimento da ansiedade, fobia social, síndrome do pânico, paranoia e todo tipo de patologia mental.
O baixista do Black Sabbath Geezer Butler sofre de depressão desde os primórdios da banda, mas levou décadas até que finalmente a diagnosticasse, tratasse e controlasse.
Black Sabbath - Mais Novidades

Em entrevista a Greg Prato para a SongFacts em 2024 Geezer relembrou o dia em que sua depressão o levou a acreditar realmente que Ozzy e Iommi estavam tentando matar ele:
"Lá pelo final dos anos 90, fui para Los Angeles e estava me sentindo muito deprimido. Entrei no estúdio e achei que Tony [Iommi] e Ozzy [Osbourne] iam me matar. Acreditei naquilo de verdade mesmo! Achei que eles iam me envenenar. Eu estava tendo um colapso nervoso."
"Fui a um [médico] em St. Louis, e ele finalmente me diagnosticou corretamente: 'Você está tendo um colapso nervoso. É uma coisa mental isso que você está tendo'. E me receitou Prozac. Ele disse 'Seja paciente com isso'. Depois de seis semanas, comecei a me sentir bem. Aquela nuvem negra se dissipou em mim."

Já beirando os 50 anos, Geezer Butler era mais maduro e responsável do que havia sido na década de 70. Portanto, ele fez uso do Prozac não como um drogado querendo tapar o sol com a peneira, e sim como um paciente fazendo um tratamento.
Sobre como as drogas afetaram o Black Sabbath ele disse:
"Acho que no início até ajudou [a banda criativamente], mas depois começou a atrapalhar. Inclusive foi isso o que acabou com a formação original no final dos anos 70."
Essa é a questão das drogas: você sempre começa brincando com o fogo; e, geralmente, quando vai ver, é o fogo que brinca com você.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps