O membro do Pink Floyd que confessou que ao longo dos anos 80 se deixou "levar pela cocaína"
Por André Garcia
Postado em 15 de fevereiro de 2025
Pink Floyd é uma das bandas cuja música é mais associada ao consumo de drogas, mas seus membros não eram tão envolvidos com elas quanto a maioria de seus contemporâneos.
Quando o assunto é droga dentro do Pink Floyd, muito se fala de como Syd Barrett agravou seus transtornos mentais e surtou com o uso exagerado de LSD. Muito se fala também de como anos depois, na época do "The Wall" (1979), as pressões da banda, as exigências de Roger Waters e problemas no casamento levaram o tecladista Richard Wright à cocaína, agravando assim seu isolamento e bloqueio criativo, o que culminou em sua demissão.

Muitos nem imaginam isso, mas na segunda metade dos anos 80 o sempre sereno e elegante guitarrista David Gilmour perdeu a linha no uso de cocaína. E com um certo atraso, já que o pó havia sido uma febre entre músicos, astros do cinema e pistas de dança na década anterior.
Na época da gravação de "A Momentary Lapse of Reason" (1987) e "Delicate Sound of Thunder" (1988) o guitarrista estava desgastado pela ruína de seu casamento com Ginger Gilmour, pela batalha jurídica com Roger Waters pela propriedade do nome Pink Floyd, e também pelo peso de tentar ressuscitar a banda praticamente sozinho.
Em meio a tudo isso, naquela turnê entre hotéis de luxo, limusines e estádios lotados Gilmour, então aos 42 anos, decidiu viver uma adolescência tardia e curtir a vida adoidado.
No livro Nos Bastidores do Pink Floyd, de Mark Blake, o guitarrista Tim Renwick, que na época tocava com o Pink Floyd relembrou aquela turnê:
"Era hora de festejar. Dave [Gilmour] estava se separando de [sua esposa] Ginger. [O empresário da banda] Steve O'Rourke também passava por um longo período sem coleira, então… se os poderosos estavam na onda de se esbaldar, então a gente embarcava junto, com muito gosto. Foi um período bem alucinado. Dave, em particular, era selvagem nas festas."
Gilmour justificou aquela sua fase dizendo que "eu saí de um casamento que já parecia estar desmoronando há muito tempo.
Ginger, que foi casada com Gilmour de 1975 a 90, contou que "eu estava ficando mais alternativa, começando a meditar; e ele cheirando cada vez mais cocaína e andando com todo tipo de gente."
O guitarrista não nega ter perdido a linha no pó:
"Eu me deixei levar pelo estilo de vida da cocaína. Para mim a cocaína me deixava mais eloquente, mas a realidade era bem mais terrível."
Em entrevista de 2006, ele foi perguntado que conselho ele daria a si mesmo a 20 anos atrás: "Pare de usar cocaína", respondeu Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"


