O membro do Pink Floyd que confessou que ao longo dos anos 80 se deixou "levar pela cocaína"
Por André Garcia
Postado em 15 de fevereiro de 2025
Pink Floyd é uma das bandas cuja música é mais associada ao consumo de drogas, mas seus membros não eram tão envolvidos com elas quanto a maioria de seus contemporâneos.
Quando o assunto é droga dentro do Pink Floyd, muito se fala de como Syd Barrett agravou seus transtornos mentais e surtou com o uso exagerado de LSD. Muito se fala também de como anos depois, na época do "The Wall" (1979), as pressões da banda, as exigências de Roger Waters e problemas no casamento levaram o tecladista Richard Wright à cocaína, agravando assim seu isolamento e bloqueio criativo, o que culminou em sua demissão.

Muitos nem imaginam isso, mas na segunda metade dos anos 80 o sempre sereno e elegante guitarrista David Gilmour perdeu a linha no uso de cocaína. E com um certo atraso, já que o pó havia sido uma febre entre músicos, astros do cinema e pistas de dança na década anterior.
Na época da gravação de "A Momentary Lapse of Reason" (1987) e "Delicate Sound of Thunder" (1988) o guitarrista estava desgastado pela ruína de seu casamento com Ginger Gilmour, pela batalha jurídica com Roger Waters pela propriedade do nome Pink Floyd, e também pelo peso de tentar ressuscitar a banda praticamente sozinho.
Em meio a tudo isso, naquela turnê entre hotéis de luxo, limusines e estádios lotados Gilmour, então aos 42 anos, decidiu viver uma adolescência tardia e curtir a vida adoidado.
No livro Nos Bastidores do Pink Floyd, de Mark Blake, o guitarrista Tim Renwick, que na época tocava com o Pink Floyd relembrou aquela turnê:
"Era hora de festejar. Dave [Gilmour] estava se separando de [sua esposa] Ginger. [O empresário da banda] Steve O'Rourke também passava por um longo período sem coleira, então… se os poderosos estavam na onda de se esbaldar, então a gente embarcava junto, com muito gosto. Foi um período bem alucinado. Dave, em particular, era selvagem nas festas."
Gilmour justificou aquela sua fase dizendo que "eu saí de um casamento que já parecia estar desmoronando há muito tempo.
Ginger, que foi casada com Gilmour de 1975 a 90, contou que "eu estava ficando mais alternativa, começando a meditar; e ele cheirando cada vez mais cocaína e andando com todo tipo de gente."
O guitarrista não nega ter perdido a linha no pó:
"Eu me deixei levar pelo estilo de vida da cocaína. Para mim a cocaína me deixava mais eloquente, mas a realidade era bem mais terrível."
Em entrevista de 2006, ele foi perguntado que conselho ele daria a si mesmo a 20 anos atrás: "Pare de usar cocaína", respondeu Gilmour.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake


O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista dito "rival" de Robert Fripp que ganhou elogios do líder do King Crimson
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard


