A banda dos anos 1960 que já pode ser considerada punk, segundo Edgard Scandurra
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Para Edgard Scandurra, guitarrista do Ira!, as raízes do punk rock remontam aos anos 1960. Em entrevista ao Corredor 5, ele apontou o The Troggs como um exemplo de banda que já trazia elementos característicos do punk muito antes do movimento explodir nos anos 1970.
Ira! - Mais Novidades
"Lembro-me, por exemplo, da banda The Troggs, de origem dos anos 60, cuja atitude musical já trazia elementos que hoje identificaríamos com o punk", afirmou. Para Scandurra, essa conexão entre as décadas de 1960 e 1970 foi essencial para sua própria formação musical e estética. "Essa combinação de música e estética, presente no rock, sempre me fascinou. Não se tratava apenas do som, mas também de uma forma de se vestir que deixava de lado o modelo das calças boca larga para adotar o corte mais justo, que remetia aos anos 60."
O guitarrista também destacou um momento marcante de sua juventude: um especial sobre punk rock exibido no Jornal Hoje, da TV Globo, apresentado por Nelson Motta. "Durante o programa, foram exibidos trechos de bandas como Sex Pistols e The Jam – com passagens de God Save the Queen – além de outras referências, como uma performance do De Jan."
Para ele, a estética apresentada foi um divisor de águas. "Enquanto o cenário musical seguia tendências que se aproximavam do jazz rock e do rock progressivo, com canções longas, solos e arranjos complexos, o punk surgiu justamente como uma ruptura com o virtuosismo exacerbado."
Scandurra explicou que esse impacto influenciou diretamente seu desejo de compor. "Comecei a compor aos 15 anos, com canções de um jovem que ainda trazia a simplicidade e a despretensão da infância." Uma dessas músicas foi "Saída", escrita aos 16 anos e que acabou sendo incluída no primeiro álbum do Ira!. "Nela, experimentei a fusão de palavras em português e em inglês, acreditando que o rock possui uma linguagem própria, por vezes até com influências do francês."
Para o guitarrista, o punk tinha haver com uma postura contra o conformismo. "O punk surgiu justamente como uma ruptura com o virtuosismo exacerbado. Em vez de buscar a perfeição técnica de cada instrumento, a proposta punk priorizava a energia e a atitude, rompendo com a ideia de que cada músico deveria ser o melhor em seu instrumento."
Confira a entrevista completa abaixo.
Quem foram os The Troggs?
Os The Troggs foram uma banda britânica de rock formada nos anos 1960, em Andover, Inglaterra. O grupo era composto por Reg Presley (vocais), Chris Britton (guitarra), Pete Staples (baixo) e Ronnie Bond (bateria).
A banda assinou com o mesmo empresário do The Kinks em 1966 e rapidamente alcançou sucesso com hits como "Wild Thing", "With A Girl Like You", "I Can't Control Myself" e "Anyway That You Want Me". Em 1967, lançaram "Night of the Long Grass" e "Love Is All Around", mas, após esse período, o sucesso começou a diminuir.
Embora não tenham mantido o estrelato, os The Troggs foram influentes para o garage rock e o punk rock, sendo frequentemente citados como uma das bandas que ajudaram a moldar o som cru e direto desses gêneros. Mesmo após a morte do baterista Ronnie Bond, em 1992, o grupo continuou ativo. O vocalista Reg Presley faleceu em 4 de fevereiro de 2013, aos 71 anos, vítima de câncer de pulmão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi


