Os megahits de Engenheiros do Hawaii e Ira! que chefão da Warner odiava as letras
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2025
As bandas Engenheiros do Hawaii e Ira! marcaram a história do rock nacional, mas nem sempre tiveram o apoio da indústria fonográfica. André Midani, então chefão da Warner Music, chegou a criticar as letras de alguns dos maiores sucessos dos grupos. A história foi resgatada pelo canal de Júlio Ettore, que revela bastidores curiosos do rock brasileiro.
"Oi, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica"
Os Engenheiros do Hawaii já eram conhecidos por sucessos como "Infinita Highway" e "Toda Forma de Poder", mas uma música em particular irritou Midani. "Tem uma música dos Engenheiros que fala assim: ‘Oi, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica’. Desde quando um roqueiro vai falar com a mãe? ‘Oi, mãe’! Muito legal, né?", ironizou o executivo, segundo Júlio Ettore. A referência era à faixa "Terra de Gigantes", do álbum "A Revolta dos Dândis" (1987).
Midani acreditava que a letra soava ingênua e não combinava com a atitude roqueira que ele esperava de uma banda do gênero. No entanto, a música seguiu no repertório dos Engenheiros e se tornou uma das favoritas dos fãs.
"Ninguém precisa da guerra"
Outra banda que enfrentou resistência foi o Ira! durante o lançamento de seu primeiro disco, "Mudança de Comportamento" (1985). Midani ficou insatisfeito com a faixa "Ninguém Precisa da Guerra" e deixou isso claro em uma reunião com os músicos.

"Como vocês querem que toque? Tem uma música chamada ‘Ninguém Precisa da Guerra’... Não tem guerra no Brasil! Não preciso da guerra!", disse o executivo, conforme relato no vídeo de Júlio Ettore. Midani achava que a letra não fazia sentido para o público brasileiro e que a banda precisava de algo mais direto para tocar nas rádios.
O sucesso e os bastidores turbulentos
Apesar das críticas da gravadora, os dois grupos conquistaram o público e construíram carreiras de grande sucesso. No caso do Ira!, o estouro veio com "Núcleo Base", que garantiu espaço para a banda na cena nacional.
Mas a trajetória do Ira! também foi marcada por conflitos internos e episódios polêmicos. No vídeo, Júlio Ettore detalha um episódio envolvendo Nasi e Pepe Escobar, crítico da Folha de S.Paulo. Após uma matéria polêmica que insinuava uma ligação do nome do vocalista com o nazismo, Nasi e outros músicos foram até a sede do jornal para tirar satisfação. A situação ficou tensa, e o vocalista quase partiu para a agressão física.
Além disso, o baixista Gaspa enfrentou problemas com drogas e teve dois surtos por uso excessivo de substâncias. Em uma turnê, chegou a cuspir no pé de Nasi durante uma entrevista, quase gerando uma briga entre os dois. A reabilitação veio com a ajuda da esposa, Rita Locatelli, que trabalhava para uma confecção de roupas que vestia bandas da cena, incluindo os Titãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Como a juventude foi do punk ao conservadorismo? Youtuber explica


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
A vergonhosa prática atual que faz críticas a gravadoras perderem sentido, segundo Nasi
O clássico imortal do rock que fez Charles Gavin mergulhar de cabeça no mundo da música


