Os megahits de Engenheiros do Hawaii e Ira! que chefão da Warner odiava as letras
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2025
As bandas Engenheiros do Hawaii e Ira! marcaram a história do rock nacional, mas nem sempre tiveram o apoio da indústria fonográfica. André Midani, então chefão da Warner Music, chegou a criticar as letras de alguns dos maiores sucessos dos grupos. A história foi resgatada pelo canal de Júlio Ettore, que revela bastidores curiosos do rock brasileiro.
"Oi, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica"
Os Engenheiros do Hawaii já eram conhecidos por sucessos como "Infinita Highway" e "Toda Forma de Poder", mas uma música em particular irritou Midani. "Tem uma música dos Engenheiros que fala assim: ‘Oi, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica’. Desde quando um roqueiro vai falar com a mãe? ‘Oi, mãe’! Muito legal, né?", ironizou o executivo, segundo Júlio Ettore. A referência era à faixa "Terra de Gigantes", do álbum "A Revolta dos Dândis" (1987).
Midani acreditava que a letra soava ingênua e não combinava com a atitude roqueira que ele esperava de uma banda do gênero. No entanto, a música seguiu no repertório dos Engenheiros e se tornou uma das favoritas dos fãs.
"Ninguém precisa da guerra"
Outra banda que enfrentou resistência foi o Ira! durante o lançamento de seu primeiro disco, "Mudança de Comportamento" (1985). Midani ficou insatisfeito com a faixa "Ninguém Precisa da Guerra" e deixou isso claro em uma reunião com os músicos.

"Como vocês querem que toque? Tem uma música chamada ‘Ninguém Precisa da Guerra’... Não tem guerra no Brasil! Não preciso da guerra!", disse o executivo, conforme relato no vídeo de Júlio Ettore. Midani achava que a letra não fazia sentido para o público brasileiro e que a banda precisava de algo mais direto para tocar nas rádios.
O sucesso e os bastidores turbulentos
Apesar das críticas da gravadora, os dois grupos conquistaram o público e construíram carreiras de grande sucesso. No caso do Ira!, o estouro veio com "Núcleo Base", que garantiu espaço para a banda na cena nacional.
Mas a trajetória do Ira! também foi marcada por conflitos internos e episódios polêmicos. No vídeo, Júlio Ettore detalha um episódio envolvendo Nasi e Pepe Escobar, crítico da Folha de S.Paulo. Após uma matéria polêmica que insinuava uma ligação do nome do vocalista com o nazismo, Nasi e outros músicos foram até a sede do jornal para tirar satisfação. A situação ficou tensa, e o vocalista quase partiu para a agressão física.
Além disso, o baixista Gaspa enfrentou problemas com drogas e teve dois surtos por uso excessivo de substâncias. Em uma turnê, chegou a cuspir no pé de Nasi durante uma entrevista, quase gerando uma briga entre os dois. A reabilitação veio com a ajuda da esposa, Rita Locatelli, que trabalhava para uma confecção de roupas que vestia bandas da cena, incluindo os Titãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo



10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi


