A melhor música do Pink Floyd sem Roger Waters, na opinião de David Gilmour
Por André Garcia
Postado em 21 de março de 2025
Durante sua era de ouro, nos anos 70, o Pink Floyd teve como principal força criativa o compositor Roger Waters — que acabou por estrangular a banda com seu autoritarismo, sua necessidade de controle e seu ego inflado. Após sua saída em 1985, o cargo/fardo de comandante de uma das maiores bandas de rock do planeta acabou sobrando para David Gilmour.
O Pink Floyd sem Roger Waters desagradou a muitos fãs, que consideraram que a banda virou "forma sem função". Até consideraram os sons bonitos e os shows impressionantes, mas que não tinha o estofo literário e conceitual para dar sustância a tudo aquilo. Nessa fase foram produzidos o "A Momentary Lapse of Reason" (1987) e "The Division Bell" (1994) — "The Endless River" (2014) não conta.

Enquanto "A Momentary Lapse of Reason" desagradou por seu som datado e por soar inchado pelo tanto de músicos externos que foram usados, "The Division Bell" foi considerado o trabalho em que a banda finalmente acertou a mão.
Em entrevista de 2006 para a Billboard Gilmour revelou que era justamente do "The Division Bell" a música que ele considerava a melhor do Pink Floyd sem Roger Waters:
"'High Hopes', do 'The Division Bell' é uma das minhas músicas favoritas do Pink Floyd de todos os tempos."
Como foi lançada no último álbum em que o Pink Floyd fez uma turnê, "High Hopes" não está entre as músicas mais tocadas ao vivo pela banda, segundo a Setlist.fm. Mais que isso, eles só a tocaram em 1994, entre março e outubro.
Já na carreira solo de Gilmour, também segundo o Setlist.fm ela entrou no repertório de todas (ou quase todas) as suas turnês, sendo assim a 4ª mais tocada. Ela fica atrás apenas de "Comfortably Numb", "Run Like Hell" e "Wish You Were Here".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Inter de Milão e Pink Floyd se juntam e lançam edição comemorativa do Pink Floyd Football Club
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
As três músicas famosas do Pink Floyd que David Gilmour não vai mais tocar ao vivo
O dia que David Gilmour detonou habilidade de Roger Waters no baixo: "Limitado e simples"


