Charles Gavin critica comentário de presidente da Conmebol
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de março de 2025
Não é de hoje que atletas brasileiros são alvos de ofensas racistas em jogos organizados pela Confederacion Sudamericana de Futbol, a CONMEBOL. O episódio mais recente foi protagonizado por torcedores do clube paraguaio Cerro Porteño, que ofenderam jogadores do Palmeiras, durante partida realizada no dia 6 de março, válida pela Libertadores sub-20.
Pois bem, na última segunda-feira (17), aconteceram os sorteios dos grupos de dois torneios organizados pela CONMEBOL (a Libertadores da América e a Sul-Americana). E o presidente da instituição, Alejandro Domínguez, achou interessante afirmar que a Libertadores sem times brasileiros seria como "Tarzan sem Chita".
A declaração infeliz de Alejandro, como era de se esperar, gerou repercussão negativa. O músico brasileiro Charles Gavin foi até suas redes sociais para criticar a fala do mandatário. Confira abaixo o que o ex-baterista dos Titãs escreveu.
"Futebol é o espelho da sociedade. Alguma dúvida? O despreparo descomunal (e talvez intencional) para lidar com racismo, machismo, misoginia, homofobia, etarismo, xenofobia etc., não é exclusivo da entidade Conmebol. É parte do conjunto de ideias que ainda permanecem na cabeça de muita gente, presente em todos os lugares e situações. O futebol é, apenas, mais um dos espaços onde ‘personalidades’ revelam a mentalidade preponderante de eras passadas e que ainda vinga na era atual.
Na visão do dirigente da mais importante federação do futebol sul-americano, o Brasil é a Chita, a chimpanzé companheira de Tarzan, e o personagem criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs, aparentemente, é a própria Conmebol e/ou a Libertadores? Tá legal pra você? Cartas para o Redação.
Ofensivo, desrespeitoso e cínico é pouco, para comentar a declaração do cartola paraguaio da Conmebol."

Charles também citou o refrão de uma famosa música dos anos 80, gravada pela banda Inimigos do Rei. O baterista também propôs uma reflexão.
"Mas é bom lembrar que não somos santos, também. Lembra do hit oitentista com o refrão ‘Adelaide, minha anã paraguaia’? E de outras piadas com paraguaios, portugueses, anões etc. Pois é… a refletir sobre nós mesmos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Janis Joplin: última gravação dela em vida foi feita para um Beatle
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
A ótima música que o Metallica tocou apenas uma vez no Século XXI
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Youtuber explica como foram todas as saídas de todos os integrantes do Titãs
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros



