O riff do Rolling Stones que Keith Richards tocaria pra sempre: "É Satisfaction ao contrário"
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de março de 2025
Os riffs de guitarra dos Rolling Stones são até hoje alguns dos mais famosos da história do rock. Basta lembrar da guitarra de "Satisfaction" ou "Paint It, Black". Nenhuma dessas composições, no entanto, é aquela que Keith Richards "tocaria para sempre" se precisasse.
Em entrevista resgatada pela Far Out, Richards comentou sobre seu amor pelo clássico "Jumpin’ Jack Flash", que saiu como single em 1968. Usando uma progressão pentatônica típica do blues, Richards conseguiu criar algo que soa como um solo disfarçado de linha rítmica. Quando combinado com a bateria precisa de Charlie Watts, o resultado é um clássico instantâneo.
Rolling Stones - Mais Novidades

Apesar de ter experimentado muitas afinações ao longo dos anos, Richards sabe que "Jumpin’ Jack Flash" é um marco insuperável. Ele mesmo declarou: "Quando você consegue um riff como ‘Jumpin’ Jack Flash’, sente uma grande sensação de euforia, uma alegria perversa."
O guitarrista também vê uma conexão direta entre este riff e sua obra anterior – "Satisfaction": "‘Flash’ é basicamente ‘Satisfaction’ ao contrário. Quase todos esses riffs estão intimamente relacionados." Ainda assim, se tivesse que escolher apenas um para tocar pelo resto da vida, a decisão seria fácil: "Mas se alguém dissesse ‘Você pode tocar apenas um dos seus riffs para sempre’, eu diria ‘OK, me dê ‘Flash’.’"
Quem foi Jumpin’ Jack Flash?
O hit que já foi considerado um dos 500 melhores pela Rolling Stone marcou o retorno dos Rolling Stones às raízes do rock após a experiência psicodélica de "Their Satanic Majesties Request". A faixa, com seu riff inconfundível e energia crua, se tornou um dos maiores hinos da banda, mas sua inspiração veio de um cenário inusitado.
Segundo Keith Richards, a ideia urgiu quando ele e Mick Jagger passaram a noite em sua casa, em Redlands. Pela manhã, foram acordados pelo jardineiro de Richards, Jack Dyer, que trabalhava no quintal. Mick, ainda sonolento, perguntou o que era aquele barulho, e Keith respondeu: "É só o Jack… Jumping Jack".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A opinião de Kerry King sobre Layne Staley, saudoso vocalista do Alice in Chains
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
O local caótico que inspirou a criação de um dos maiores clássicos do thrash metal


Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
A doce canção dos Stones que teria sido inspirada em uma relação de Jagger com outro rockstar
Jimmy Page relembra jam com Rolling Stones em 1974, e diz quem movia a banda


