RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Andreas Kisser presta homenagem a Ozzy Osbourne; "Um cara que a gente não vai esquecer nunca"

Mike Portnoy afirma que despedida de Ozzy Osbourne dos palcos é algo poético

Tarja Turunen manda beijinho ao revelar artista com quem ainda sonha colaborar

A corrente filosófica do domínio das paixões que ajudou Andreas Kisser a lidar com a dor

Mike Shinoda explica por que o Linkin Park não toca "One More Light" nos shows

Dave Mustaine quis regravar músicas do Metallica com o Megadeth em 2018, revela Ellefson

O dia que Jimi Hendrix imaginou seu próprio funeral: "Não vou viver até os 28 anos"

O compositor "extremamente maligno" que Hetfield admira, e que o Metallica resolveu encarar

Vocal do Paradise Lost disse a membro do Snow Patrol que banda não faria sucesso - e errou feio

Por que Elton John odeia Bob Dylan, Rod Stewart e Keith Richards, segundo o próprio

O clássico do rock dos anos 1990 que gravadora quis cortar os 17 palavrões da letra

Daron Malakian não tem certeza se deseja gravar novo álbum com o System of a Down

O artista que é um dos mais subestimados de todos os tempos, segundo David Gilmour

Greyson Nekrutman manda ver em cover de "Óculos" e é elogiado por João Barone

Nita Strauss relembra encontro com Jim Carrey em show de Alice Cooper; "Surreal"


Stamp

A banda que era satânica demais para excursionar com o Black Sabbath nos anos setenta

Por
Postado em 02 de março de 2025

Quando o heavy metal surgiu no começo dos anos 1970, a reação inicial de muitos foi o medo. Músicas pesadas, cheias de riffs sombrios e letras que fugiam dos padrões radiofônicos da época fizeram com que bandas como o Black Sabbath fossem rotuladas como satânicas quase automaticamente. Mas, se havia um limite para esse tipo de associação, o próprio Sabbath parecia não querer ultrapassá-lo.

Black Sabbath - Mais Novidades

Foto: Reprodução YouTube - Black Sabbath
Foto: Reprodução YouTube - Black Sabbath
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda de Birmingham ganhou a fama de ocultista de maneira quase acidental. A capa sombria do disco de estreia já gerava especulações, e a música "N.I.B." foi erroneamente interpretada como uma sigla para Nativity in Black. Apesar disso, Tony Iommi sempre usou uma cruz no pescoço, e Geezer Butler escreveu letras como "After Forever", que se aproximam mais do cristianismo do que do satanismo. Ainda assim, o nome "Black Sabbath" e a sonoridade carregada fizeram com que fossem ligados ao ocultismo por boa parte do público.

Nesse cenário, uma parceria com a banda Black Widow parecia algo natural. Diferente do Sabbath, que apenas brincava com a estética obscura, o Black Widow realmente levava o tema a sério. Suas músicas traziam referências explícitas a rituais e invocações, e o álbum "Sacrifice" contava com elementos que iam além da simples teatralidade. O Black Widow parecia mais próximo de bandas como Coven, que realmente praticava ocultismo e chocava a imprensa com rituais no palco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nenhuma dessas bandas, no entanto, possuía o peso das composições do Black Sabbath. A semelhança estava apenas na temática oculta, pois musicalmente, Black Widow e Coven seguiam um caminho mais voltado ao rock psicodélico e progressivo. A intensidade sombria do Sabbath vinha de sua sonoridade única, repleta de riffs arrastados e uma atmosfera densa, algo que seus supostos contemporâneos ocultistas não conseguiram igualar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ideia de levar o Black Widow em turnê com o Sabbath surgiu, mas logo foi descartada, relata a Far Out Magazine. Segundo os próprios membros da banda, a recusa veio dos empresários do Black Sabbath, que não queriam qualquer associação direta com rituais satânicos. Além disso, o clima nos Estados Unidos não era favorável após os assassinatos cometidos pela seita de Charles Manson. "Nunca conseguimos ir para os Estados Unidos porque fomos banidos de lá depois dos assassinatos do Manson. Achavam que nos mandar para lá tão cedo não seria uma boa ideia, então enviaram o Black Sabbath, que negava qualquer ligação com magia negra", revela a banda em uma longa e intessantíssima matéria publicada há alguns anos pela It's Psychedelic Baby Magazine.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se por um lado o Black Widow tinha uma relação mais concreta com o ocultismo, outras bandas apenas usavam o nome como um chamariz, sem qualquer envolvimento real com o tema. O Lucifer's Friend, por exemplo, adotou uma identidade sombria, mas suas letras e postura nunca foram além da imagem provocativa. No fim, o próprio Sabbath sabia que sua ligação com o satanismo era uma criação externa e queria evitar associações que pudessem tornar a coisa mais séria do que realmente era.

Ainda assim, é interessante imaginar o que teria acontecido se o Black Widow tivesse conseguido se estabelecer nos EUA. Se bandas como Alice Cooper e Screamin' Jay Hawkins usaram o choque e o horror para criar um estilo teatral único, talvez o Black Widow tivesse encontrado um público disposto a abraçar suas temáticas sem restrições. Mas, ao contrário do Sabbath, que apenas flertava com o obscuro, o Black Widow preferiu seguir um caminho mais autêntico – e, ironicamente, esse pode ter sido o motivo pelo qual nunca atingiu o mesmo sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeEverton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS