O curioso motivo que levou Renato Russo a torcer pelo time de futebol do Fluminense
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2025
Ao contrário de outros rockstars do Brasil, Renato Russo nunca foi tão ligado ao futebol. Isso não o impediu de escolher um time do coração. Segundo sua irmã, Carmem Manfredini, o Fluminense, do Rio de Janeiro, era a equipe que o líder da Legião Urbana torcia. Mas o que o levou a decidir torcer pelo tricolor das Laranjeiras?
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Tomei Gosto, Carmem explicou que a decisão pelo Flu se deu por causa da ligação do time com a Itália, país de onde vieram os Manfredini. "No Rio de Janeiro, quando ele era pequeno, ele era mais Fluminense", contou. "Ele tinha uma bandeirinha do Fluminense no quarto, daquelas flâmulas mesmo."
Segundo Carmem, o time era uma tradição familiar. "A família toda era Fluminense", explicou, mencionando que a origem italiana da família Manfredini também influenciava algumas preferências esportivas. Apesar disso, ela ressalta que o interesse de Renato pelo futebol foi passageiro. "Depois nem tanto...", disse. "Na Copa do Mundo ele até prestava mais atenção, mas futebol nunca foi muito a praia dele."
Segundo o site da Comunita Italiana, realmente há uma ligação entre o Fluminense com a Itália, ainda que meio que sem querer: "O clube carioca mais ligado à colônia italiana não foi fundado por ela, mas certamente contribuiu em muito para que o Fluminense se tornasse uma das maiores torcidas do Rio e do Brasil. Fundado em 1902 por membros da elite carioca, o clube de futebol mais antigo da cidade teve mais influência inglesa entre os pioneiros. Seu primeiro uniforme, por sinal, nem era tricolor, e sim cinza e branco. Em 1905, as equipes do Fluminense passaram a vestir a camisa verde, branca e grená, cores muito semelhantes às da bandeira italiana, verde, branca e vermelha, o que despertou a paixão de vários imigrantes".
Renato Russo e o futebol
Ainda durante a conversa, Carmem contou que o avô paterno da família Manfredini, que Renato e os irmãos não chegaram a conhecer, chegou a ser jogador de futebol. "Nosso avô jogou pelo Coritiba. O apelido dele era Piccolo. Dizem que era muito bom, mas largou pra trabalhar com erva-mate no Paraná."
Apesar de não ser um apaixonado por futebol, Renato Russo mantinha uma relação cordial com o universo esportivo — mais como observador do que como torcedor fervoroso. "Ele admirava figuras como o Ayrton Senna. Tinha um respeito por quem se destacava", afirmou Carmem.
Embora não seja muito ligado ao famoso esporte bretão, Renato Russo viveu de perto a conquista da Cope do Mundo de 1994 pela Seleção Canarinho. Segundo o livro "Renato Russo – O Trovador Solitário", de Arthur Dapieve, o cantor se encontrou com Edmundo e Leonardo.
"Na noite de 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana estava se apresentando numa casa chamada Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos. Na verdade, era a primeira data de uma segunda perna da excursão, retomada mais descompromissadamente após uma parada tranquila, para descanso, no melhor dos climas. Antes do show, por ironia, os jogadores Edmundo e Leonardo - que estavam participando de um torneio de futevôlei na cidade - foram aos camarins cumprimentar o roqueiro que detestava futebol. Renato deixou Leonardo desconcertado com um de seus truques tradicionais para superar a timidez. Disse que ele lhe lembrava uma pessoa, mas fez jogo duro para dizer quem, deixando o lateral crescentemente curioso: 'Ah, diz aí, vai', pedia o atleta com cara de bom moço. 'Você me lembra é o Ayrton Senna', afinal concedeu o cantor", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


