O curioso motivo que levou Renato Russo a torcer pelo time de futebol do Fluminense
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2025
Ao contrário de outros rockstars do Brasil, Renato Russo nunca foi tão ligado ao futebol. Isso não o impediu de escolher um time do coração. Segundo sua irmã, Carmem Manfredini, o Fluminense, do Rio de Janeiro, era a equipe que o líder da Legião Urbana torcia. Mas o que o levou a decidir torcer pelo tricolor das Laranjeiras?
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao Tomei Gosto, Carmem explicou que a decisão pelo Flu se deu por causa da ligação do time com a Itália, país de onde vieram os Manfredini. "No Rio de Janeiro, quando ele era pequeno, ele era mais Fluminense", contou. "Ele tinha uma bandeirinha do Fluminense no quarto, daquelas flâmulas mesmo."
Segundo Carmem, o time era uma tradição familiar. "A família toda era Fluminense", explicou, mencionando que a origem italiana da família Manfredini também influenciava algumas preferências esportivas. Apesar disso, ela ressalta que o interesse de Renato pelo futebol foi passageiro. "Depois nem tanto...", disse. "Na Copa do Mundo ele até prestava mais atenção, mas futebol nunca foi muito a praia dele."
Segundo o site da Comunita Italiana, realmente há uma ligação entre o Fluminense com a Itália, ainda que meio que sem querer: "O clube carioca mais ligado à colônia italiana não foi fundado por ela, mas certamente contribuiu em muito para que o Fluminense se tornasse uma das maiores torcidas do Rio e do Brasil. Fundado em 1902 por membros da elite carioca, o clube de futebol mais antigo da cidade teve mais influência inglesa entre os pioneiros. Seu primeiro uniforme, por sinal, nem era tricolor, e sim cinza e branco. Em 1905, as equipes do Fluminense passaram a vestir a camisa verde, branca e grená, cores muito semelhantes às da bandeira italiana, verde, branca e vermelha, o que despertou a paixão de vários imigrantes".
Renato Russo e o futebol
Ainda durante a conversa, Carmem contou que o avô paterno da família Manfredini, que Renato e os irmãos não chegaram a conhecer, chegou a ser jogador de futebol. "Nosso avô jogou pelo Coritiba. O apelido dele era Piccolo. Dizem que era muito bom, mas largou pra trabalhar com erva-mate no Paraná."
Apesar de não ser um apaixonado por futebol, Renato Russo mantinha uma relação cordial com o universo esportivo — mais como observador do que como torcedor fervoroso. "Ele admirava figuras como o Ayrton Senna. Tinha um respeito por quem se destacava", afirmou Carmem.
Embora não seja muito ligado ao famoso esporte bretão, Renato Russo viveu de perto a conquista da Cope do Mundo de 1994 pela Seleção Canarinho. Segundo o livro "Renato Russo – O Trovador Solitário", de Arthur Dapieve, o cantor se encontrou com Edmundo e Leonardo.
"Na noite de 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana estava se apresentando numa casa chamada Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos. Na verdade, era a primeira data de uma segunda perna da excursão, retomada mais descompromissadamente após uma parada tranquila, para descanso, no melhor dos climas. Antes do show, por ironia, os jogadores Edmundo e Leonardo - que estavam participando de um torneio de futevôlei na cidade - foram aos camarins cumprimentar o roqueiro que detestava futebol. Renato deixou Leonardo desconcertado com um de seus truques tradicionais para superar a timidez. Disse que ele lhe lembrava uma pessoa, mas fez jogo duro para dizer quem, deixando o lateral crescentemente curioso: 'Ah, diz aí, vai', pedia o atleta com cara de bom moço. 'Você me lembra é o Ayrton Senna', afinal concedeu o cantor", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
As bandas que Steve Howe recusou antes de se juntar ao Yes
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil


Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
A canção que Renato Russo queria que fosse um baião, mas foi comparada a música sertaneja


