O dia que Renato Russo recebeu craque do tetra no camarim e o comparou a Ayrton Senna
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de fevereiro de 2024
Renato Russo gostava de muitas coisas como futebol, cinema e literatura, mas futebol não era muito sua praia. Mesmo assim, em 1995, o líder da Legião Urbana acabou recebendo uma visita surpresa de Leonardo e Edmundo – que haviam ganhado o tetracampeonato da Copa do Mundo no ano anterior. O encontro que aconteceu em Santos no camarim da Legião Urbana é descrito por Arthur Dapieve em seu livro "Renato Russo – O Trovador Solitário".
Legião Urbana - Mais Novidades
"Na noite de 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana estava se apresentando numa casa chamada Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos. Na verdade, era a primeira data de uma segunda perna da excursão, retomada mais descompromissadamente após uma parada tranquila, para descanso, no melhor dos climas.
Antes do show, por ironia, os jogadores Edmundo e Leonardo - que estavam participando de um torneio de futevôlei na cidade - foram aos camarins cumprimentar o roqueiro que detestava futebol. Renato deixou Leonardo desconcertado com um de seus truques tradicionais para superar a timidez. Disse que ele lhe lembrava uma pessoa, mas fez jogo duro para dizer quem, deixando o lateral crescentemente curioso: 'Ah, diz aí, vai', pedia o atleta com cara de bom moço. 'Você me lembra é o Ayrton Senna', afinal concedeu o cantor".
Renato Russo e pessoas que ele admirava
Renato Russo, o emblemático líder da banda Legião Urbana, deixou um legado profundo na música e na cultura brasileira. Para além de sua música inovadora, ele também era reconhecido por seu interesse eclético em diversas formas artísticas e culturais. As anotações pessoais de Russo, reveladas ao público no livro "O Livro das Listas", oferecem uma visão única das influências e interesses que moldaram a mente criativa do artista.
Ao longo de sua breve e produtiva vida, Russo dividia seu tempo entre palcos, estúdios e turnês, dedicando-se a explorar novas obras e revisitar aquelas que amava. Sua organização mental se materializava por meio de listas, abarcando uma ampla gama de tópicos, como discos, livros, filmes, artistas e referências culturais.
A lista intitulada "PESSOAS QUE ADMIRO (DA MINHA GERAÇÃO)" revela uma cuidadosa seleção de indivíduos que tiveram um impacto significativo na vida de Renato Russo. Dentre os nomes mencionados, destacam-se figuras como Lindbergh Farias, conhecido político brasileiro pelo seu engajamento social e político, Ayrton Senna, o lendário piloto de Fórmula 1 e ícone do esporte nacional, Bia Lessa, renomada diretora de teatro e artista performática, Silvio Barbato, produtor de TV e cineasta, e Renato Gaúcho, referência a Renato Portaluppi, ex-jogador e treinador de futebol, além de outros talentos esportivos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps