O dia que Renato Russo recebeu craque do tetra no camarim e o comparou a Ayrton Senna
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de fevereiro de 2024
Renato Russo gostava de muitas coisas como futebol, cinema e literatura, mas futebol não era muito sua praia. Mesmo assim, em 1995, o líder da Legião Urbana acabou recebendo uma visita surpresa de Leonardo e Edmundo – que haviam ganhado o tetracampeonato da Copa do Mundo no ano anterior. O encontro que aconteceu em Santos no camarim da Legião Urbana é descrito por Arthur Dapieve em seu livro "Renato Russo – O Trovador Solitário".
Legião Urbana - Mais Novidades
"Na noite de 14 de janeiro de 1995, a Legião Urbana estava se apresentando numa casa chamada Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos. Na verdade, era a primeira data de uma segunda perna da excursão, retomada mais descompromissadamente após uma parada tranquila, para descanso, no melhor dos climas.
Antes do show, por ironia, os jogadores Edmundo e Leonardo - que estavam participando de um torneio de futevôlei na cidade - foram aos camarins cumprimentar o roqueiro que detestava futebol. Renato deixou Leonardo desconcertado com um de seus truques tradicionais para superar a timidez. Disse que ele lhe lembrava uma pessoa, mas fez jogo duro para dizer quem, deixando o lateral crescentemente curioso: 'Ah, diz aí, vai', pedia o atleta com cara de bom moço. 'Você me lembra é o Ayrton Senna', afinal concedeu o cantor".
Renato Russo e pessoas que ele admirava
Renato Russo, o emblemático líder da banda Legião Urbana, deixou um legado profundo na música e na cultura brasileira. Para além de sua música inovadora, ele também era reconhecido por seu interesse eclético em diversas formas artísticas e culturais. As anotações pessoais de Russo, reveladas ao público no livro "O Livro das Listas", oferecem uma visão única das influências e interesses que moldaram a mente criativa do artista.
Ao longo de sua breve e produtiva vida, Russo dividia seu tempo entre palcos, estúdios e turnês, dedicando-se a explorar novas obras e revisitar aquelas que amava. Sua organização mental se materializava por meio de listas, abarcando uma ampla gama de tópicos, como discos, livros, filmes, artistas e referências culturais.
A lista intitulada "PESSOAS QUE ADMIRO (DA MINHA GERAÇÃO)" revela uma cuidadosa seleção de indivíduos que tiveram um impacto significativo na vida de Renato Russo. Dentre os nomes mencionados, destacam-se figuras como Lindbergh Farias, conhecido político brasileiro pelo seu engajamento social e político, Ayrton Senna, o lendário piloto de Fórmula 1 e ícone do esporte nacional, Bia Lessa, renomada diretora de teatro e artista performática, Silvio Barbato, produtor de TV e cineasta, e Renato Gaúcho, referência a Renato Portaluppi, ex-jogador e treinador de futebol, além de outros talentos esportivos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Blaze Bayley afirma que performances melhoraram após fim de encontros com fãs
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


