A música do Pink Floyd que Roger Waters detesta por não ser ele quem está cantando
Por Bruce William
Postado em 20 de abril de 2025
Roger Waters nunca foi conhecido por se arrepender com facilidade. Mesmo com suas opiniões frequentemente polêmicas, o ex-líder do Pink Floyd costuma manter firmeza em tudo o que diz. No entanto, existe pelo menos uma decisão musical que ele admite não ter tomado da melhor forma, e está diretamente ligada ao disco "Wish You Were Here", de 1975.
A faixa em questão é "Have a Cigar", uma crítica mordaz à indústria fonográfica, escrita por Waters durante um período de crescente tensão interna no Pink Floyd. Embora tenha composto a letra, Waters estava com a voz desgastada após gravar "Shine On You Crazy Diamond" e não conseguiu interpretá-la como gostaria. David Gilmour chegou a tentar cantar a faixa, mas sentiu que sua voz não se encaixava bem na intensidade necessária. "Talvez a extensão e intensidade não fossem adequadas para a minha voz", explicou o guitarrista. Diante da possibilidade de a música ser descartada, o cantor Roy Harper, que gravava em um estúdio vizinho, se ofereceu para cantar, e foi aceito.


Anos depois, Waters confessou que se arrepende dessa escolha. "Eu me arrependo, e não é porque eu tenha algo contra o Roy. Não tenho, sabe? Pra mim, não soa muito natural ele cantando", declarou em entrevista a John Edginton, resgatada pela Far Out. Ele acredita que, se tivesse insistido mais, poderia ter cantado melhor a música.

O que mais incomoda Waters é o tom que Harper imprimiu à interpretação. "Acho que se eu tivesse cantado, teria sido mais vulnerável e menos cínico do que ele fez. Mas esse não é o jeito do Roy cantar. É como se ele estivesse cantando uma espécie de paródia, e isso eu não gosto."
Apesar do arrependimento em relação a "Have a Cigar", Waters nunca demonstrou o mesmo incômodo com outra participação externa marcante do Pink Floyd: a de Clare Torry em "The Great Gig in the Sky", do álbum "The Dark Side of the Moon". Ao que tudo indica, a performance intensa de Torry não causou o mesmo desconforto que Waters sentiu ao ouvir Harper cantar uma letra que, para ele, deveria soar com mais fragilidade.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps