A crítica de Fernanda Lira sobre como sociedade trata saúde menstrual: "É incapacitante"
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de abril de 2025
A vocalista e baixista Fernanda Lira, da banda Crypta, usou seu perfil no Instagram para fazer um desabafo direto e contundente sobre como a sociedade — e especialmente o poder público — negligencia a saúde menstrual de mulheres e pessoas que menstruam.
"Se homens menstruassem e tivessem cólicas, toda a legislação seria diferente. Elas foram feitas por homens ao longo da história da humanidade", escreveu. O comentário veio acompanhado de um relato pessoal sobre os impactos da menstruação em sua rotina: "Eu tenho cólica incapacitante. Tem meses que é melhor… mas hoje, por exemplo, eu tinha planejado ir à academia, ao mercado, lavar roupa, trabalhar. Só que estou incapacitada de fazer qualquer coisa."

Segundo a artista, esse tipo de sofrimento ainda é pouco discutido e raramente reconhecido em termos legais e sociais. "É disso que estou falando. Precisamos apoiar toda e qualquer legislação em trâmite relacionada à saúde menstrual da mulher", afirmou, mencionando a importância da licença menstrual e da distribuição gratuita de absorventes, especialmente em presídios e comunidades em vulnerabilidade. "Tudo isso precisa de respeito e debate, porque só nós mulheres e pessoas que menstruam sabemos as dificuldades", concluiu.
Lira também disse o que já tentou fazer para melhorar sua situação: "Sim, já tentei de tudo: tratamento pra SOP, chás, uxi amarelo e unha de gato, prímula, dieta ayurvédica, cortar glúten e açúcar, limpeza energética do útero, remédio (hoje tomei TRÊS NIMESULIDAS e não passou), benção do útero, absolutamente tudo. o único período em que não tive cólica foi usando anticoncepcional, porém isso detonou o resto da minha saúde".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps