Bruce Springsteen e a canção que mudou a história do rock para sempre
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2025
Em 1988, Bruce Springsteen foi escolhido para fazer o discurso de indução de Bob Dylan ao Rock and Roll Hall of Fame (youtube). No palco, relembrou o momento em que tudo mudou para ele: "Estava no carro com minha mãe ouvindo a [rádio] WMCA quando veio aquele disparo de caixa que soava como se alguém tivesse arrombado a porta da sua mente." A música em questão era "Like a Rolling Stone", e seu impacto foi imediato e definitivo.
Bruce Springsteen - Mais Novidades

No mesmo discurso, Bruce comparou Dylan a Elvis Presley, dizendo que "Elvis libertou seu corpo, Dylan libertou sua mente". Para ele, Dylan provou que a música podia ser física e intelectual ao mesmo tempo. "Ele teve a visão e o talento para colocar o mundo inteiro dentro de uma canção pop", afirmou. A música deixou de ser apenas entretenimento, virou instrumento de reflexão e crítica. Segundo Bruce, Dylan mudou para sempre os limites do que um cantor popular podia fazer e, com isso, transformou o próprio rock and roll.
Em sua autobiografia "Born To Run" (Amazon), Springsteen voltaria ao tema. Lá, ele afirma que Dylan foi "o pai do seu país" e que os discos "Highway 61 Revisited" e "Bringing It All Back Home" ofereceram a ele, pela primeira vez, uma visão verdadeira do mundo em que vivia. "Ele rasgou o véu de ilusão e cortesia que encobria a corrupção e a decadência. Tudo aquilo estava presente na minha cidadezinha, nas televisões das nossas casas isoladas, mas ninguém falava sobre isso", escreveu.

A canção "Like a Rolling Stone" fez o jovem Bruce de 15 anos se sentir exposto, órfão e sem rumo, mas também mostrou que havia uma direção. "Bob apontou o norte verdadeiro", escreveu ele. Décadas depois, ao cantar "The Times They Are A-Changin'" em homenagem a Dylan no Kennedy Center Honors, os dois trocaram poucas palavras nos bastidores. Dylan agradeceu a presença de Bruce e disse: "Se algum dia eu puder fazer algo por você...". Springsteen respondeu na hora: "Você já fez."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps