Bruce Springsteen e a canção que mudou a história do rock para sempre
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2025
Em 1988, Bruce Springsteen foi escolhido para fazer o discurso de indução de Bob Dylan ao Rock and Roll Hall of Fame (youtube). No palco, relembrou o momento em que tudo mudou para ele: "Estava no carro com minha mãe ouvindo a [rádio] WMCA quando veio aquele disparo de caixa que soava como se alguém tivesse arrombado a porta da sua mente." A música em questão era "Like a Rolling Stone", e seu impacto foi imediato e definitivo.
Bruce Springsteen - Mais Novidades
No mesmo discurso, Bruce comparou Dylan a Elvis Presley, dizendo que "Elvis libertou seu corpo, Dylan libertou sua mente". Para ele, Dylan provou que a música podia ser física e intelectual ao mesmo tempo. "Ele teve a visão e o talento para colocar o mundo inteiro dentro de uma canção pop", afirmou. A música deixou de ser apenas entretenimento, virou instrumento de reflexão e crítica. Segundo Bruce, Dylan mudou para sempre os limites do que um cantor popular podia fazer e, com isso, transformou o próprio rock and roll.
Em sua autobiografia "Born To Run" (Amazon), Springsteen voltaria ao tema. Lá, ele afirma que Dylan foi "o pai do seu país" e que os discos "Highway 61 Revisited" e "Bringing It All Back Home" ofereceram a ele, pela primeira vez, uma visão verdadeira do mundo em que vivia. "Ele rasgou o véu de ilusão e cortesia que encobria a corrupção e a decadência. Tudo aquilo estava presente na minha cidadezinha, nas televisões das nossas casas isoladas, mas ninguém falava sobre isso", escreveu.
A canção "Like a Rolling Stone" fez o jovem Bruce de 15 anos se sentir exposto, órfão e sem rumo, mas também mostrou que havia uma direção. "Bob apontou o norte verdadeiro", escreveu ele. Décadas depois, ao cantar "The Times They Are A-Changin'" em homenagem a Dylan no Kennedy Center Honors, os dois trocaram poucas palavras nos bastidores. Dylan agradeceu a presença de Bruce e disse: "Se algum dia eu puder fazer algo por você...". Springsteen respondeu na hora: "Você já fez."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Netflix se defende de acusações da banda Demon Hunter
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A opinião de Regis Tadeu sobre o saudoso Frank Beard, do ZZ Top
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos


Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
O maior cantor de rock na opinião de Paul McCartney e Bruce Springsteen
O álbum que melhor representa os EUA nos anos 1960, segundo Bruce Springsteen
Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda


