A clássica canção do Queen que Roger Taylor não acreditava que emplacaria
Por Bruce William
Postado em 07 de abril de 2025
Roger Taylor sempre teve papel central no Queen, não só como baterista, mas também como compositor e vocal de apoio em algumas faixas. Com um estilo mais direto e avesso a invenções mirabolantes, ele costumava ser cético em relação a ideias muito fora da curva - e uma dessas desconfianças quase barrou uma das músicas mais famosas da banda.
Queen - Mais Novidades
Em 1977, durante a produção do álbum "News of the World", Brian May apareceu com uma proposta inusitada: uma música praticamente sem instrumentos, construída apenas com palmas, batidas de pé e vocais. Para Roger, aquilo era tudo menos rock. "Lembro que Roger tinha sérias dúvidas a respeito. E ele definitivamente não queria que fosse a primeira do álbum. Ele disse: 'Nenhuma estação de rádio vai tocar isso! Não parece uma música de rock'", contou May em conversa com a Guitar World (via Far Out).
A canção em questão era "We Will Rock You". Na visão de May, o objetivo era fazer algo que o público pudesse participar, algo simples e direto, que gerasse envolvimento imediato. E foi isso que defendeu durante a discussão interna. "Normalmente eu não ganhava essas discussões, mas dessa vez ganhei", disse. O resultado foi que a faixa não só entrou no álbum como foi escolhida para abrir o disco, logo seguida de "We Are the Champions", criando uma dobradinha imbatível.
Taylor não estava totalmente errado: 70% da faixa não tinha acompanhamento musical e nem mesmo bateria. Mas foi justamente isso que a transformou em um hino, o tipo de música que qualquer pessoa pode acompanhar com palmas e pisadas. A voz de Freddie Mercury, com um toque bluesy, ajudava a amarrar a proposta minimalista com força e presença.
A ironia é que, mesmo nascendo de um impasse, "We Will Rock You" virou uma das músicas mais tocadas da história do rock. Sua estrutura simples se tornou padrão em eventos esportivos, comerciais e apresentações ao vivo. E mesmo Taylor, que no início achou que ninguém tocaria a música no rádio, passou a reconhecê-la como uma das marcas registradas da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Nazareth: um elogio à pertinácia
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
O solo de guitarra que deixa Dave Grohl e Joe Satriani em choque; "você chora e fica alegre"
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade

Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Entrevistas: Coices e tretas entre artista e entrevistador


