Alex Lifeson lembra como era trabalhar com Neil Peart no Rush
Por João Renato Alves
Postado em 04 de abril de 2025
Durante entrevista à rádio WRIF, de Detroit, Estados Unidos, Alex Lifeson foi convidado a compartilhar lembranças de Neil Peart. O saudoso baterista do Rush deixou o mundo no início de 2020, em decorrência de um glioblastoma, câncer que atinge a região do cérebro – e que recentemente também levou seu irmão, Danny. Disse o músico, conforme transcrição do Blabbermouth:
Rush - Mais Novidades
"Era incrível trabalhar com Neil. Ele era muito, muito brilhante, muito, muito inteligente. Era um grande observador das coisas, tinha essa habilidade ou capacidade, ou como você queira chamar, talento para colocar as coisas em palavras com as quais todos podem se relacionar. Era muito descritivo de uma certa forma que você poderia se relacionar imediatamente com o que estava falando. E era sempre multiuso; havia outras camadas em suas observações. Como baterista, obviamente, foi incrível. Tive sorte de ficar na frente dele no palco por 40 anos e posso dizer que aquele cara tocava como ninguém mais."
Questionado se sabia que o show realizado dia 1º de agosto de 2015, em Los Angeles, seria o último do grupo, Alex respondeu: "Sim... Bem, quando fizemos o último show, Neil estava farto da turnê. Ele simplesmente não queria mais. Sentia que não conseguia tocar cem por cento. Estava ficando mais difícil fazer um set de três horas do jeito que ele tocava. Eu o entendi, com certeza. Ele estava cansado. Na mente dele, era a hora de terminar."
No entanto, o artista deixa claro que o sentimento não era unânime. "Geddy (Lee, baixista e vocalista) e eu sentimos que provavelmente não tinha acabado para nós. Ainda tínhamos gasolina no tanque, mas o que fazer? Nós entendemos completamente o que Neil estava falando. Se não conseguia tocar cem por cento, simplesmente não valia a pena para ele. Então foi isso. Lembro de ficar olhando para o The Forum, onde havíamos tocado 23 outras vezes, olhei para rostos que eu sabia que não veria novamente e que nos seguiram por décadas. Foi um momento muito, muito poderoso. Sim, foi muito triste, realmente."
Por enquanto, Alex Lifeson se empenha na divulgação de "Stygian Wavz", segundo álbum do projeto Envy of None. Futuras colaborações profissionais com Geddy Lee não estão descartadas, mas a dupla não faz promessas ao público.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
A música do Led Zeppelin que é clássica, mas Geddy Lee odeia: "Muito simples e comercial"


