Rage Against the Machine: Morello responde fã chocado ao saber que banda é politizada
Por Igor Miranda
Postado em 12 de junho de 2020
O Rage Against the Machine sempre deixou claro seu posicionamento político em suas músicas. Basicamente, todas as canções autorais da banda, lançadas nos álbuns "Rage Against the Machine" (1992), "Evil Empire" (1996) e "The Battle of Los Angeles" (1999) trazem, como temática, a opinião dos músicos a respeito da sociedade como um todo.
Curiosamente, nem todos os fãs de Rage Against the Machine parecem saber disso. O guitarrista Tom Morello precisou responder a um fã que, pelo Twitter, reclamava do posicionamento nas músicas.
"Eu costumava ser um fã até suas opiniões políticas serem divulgadas. A música é meu santuário e a última coisa que eu quero ouvir é bobagem política enquanto ouço música. No que depender de mim, você está acabado. Continue falando muito e arruinando sua base de fãs", disse o ex-fã, em uma mensagem já removida da rede social.
Morello, então, compartilhou a mensagem do antigo admirador com uma resposta: "Scott! De qual música minha você era fã que NÃO tinha 'bobagens políticas'? Preciso saber, para que eu possa remover do catálogo".
A declaração do guitarrista obteve mais de 115 mil curtidas e 19 mil compartilhamentos (retweets). Nos comentários, muitos internautas debocharam da situação. Um fã brasileiro brincou que músicas como "Know Your Enemy" ("Conheça seu inimigo", em tradução livre para o português) e "Wake Up" ("Acorde") são, respectivamente, um tributo ao vilão do game "Super Mario Bros" (Bowser) e uma celebração aos alarmes.
"Qual máquina você acha que o Rage Against the Machine ("Fúria contra a máquina") era contra? Máquina de lavar pratos?", disse outro fã. "Ele provavelmente acha que a música de Bruce Springsteen também não é politizada", comentou mais uma.
Vez ou outra, Tom Morello dispara contra pessoas que criticam o fato de ele manifestar suas opiniões políticas em entrevistas e nas redes sociais - além, é claro, das músicas. Em 2018, viralizou nas redes sociais um print de uma resposta a um suposto fã que dizia que ele era "outro músico de sucesso (que) se torna, instantaneamente, um expert em política".
Na ocasião, Morello respondeu: "Não é necessário ser graduado com honras em ciência política pela Universidade de Harvard para reconhecer a natureza sem ética e desumana desse governo. Porém, acontece que eu sou graduado com honras em ciência política na Universidade de Harvard. Então, eu posso confirmar isso para você".
O comentário havia sido feito porque Morello publicou uma foto com uma camiseta cuja estampa diz "Mother, should I trust the government?" ("Mãe, devo confiar no governo?"), verso da música "Mother" (Pink Floyd), e uma guitarra cuja traseira acompanha a afirmação "f*ck Trump" ("f*da-se Trump"), em menção ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Tom Morello: uma resposta afiada a seguidor que ironizou sua opinião política
Geezer Butler: elogiando camiseta de Tom Morello com "Black Lives Matter" estilo Sabbath
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Quando Rick Rubin apontou o guitarrista que é o "Jimmy Page" dos dias de hoje


