Billy Corgan polemiza ao dizer que o Green Day é maior que os Ramones; "Mérito deles"
Por André Garcia
Postado em 25 de maio de 2025
Há bandas que foram tão influentes que provocaram o surgimento de um novo gênero musical. Assim como os Beatles criaram vários e o Black Sabbath criou o heavy metal (e o stoner rock), o surgimento dos Ramones é considerado o marco zero do punk. Inclusive, foi a primeira excursão deles pela Inglaterra que provocou o surgimento dos Sex Pistols, The Clash, Joy Division e muitos outros.
O punk surgiu na segunda metade dos anos 70 de forma avassaladora, mas durou pouco tempo e na década seguinte fez do underground seu habitat. Foi só nos anos 90 que o punk rock voltou a ser mainstream graças ao sucesso que fez em 1994 tanto o Green Day quanto o Offspring.

Green Day que no começo dos anos 2000 ressurgiu com uma nova cara no "American Idiot" e fez ainda mais sucesso. Recentemente eles saíram em turnê com outro nome de muito sucesso no rock noventista dos Estados Unidos, o Smashing Pumpkins.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage em entrevista para a Rolling Stone o vocalista dos Smashing Pumpkins, Billy Corgan, cometeu o que para muitos é um sacrilégio ao colocar o Green Day acima dos Ramones:
"Acho que teve algo a ver com o fato de eles terem recebido a estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Eu estava assistindo a cerimônia [da inclusão do Green Day na Calçada da Fama, em Hollywood] aí tive um momento meio nostálgico, sabe? Pensei: […] 'Meu Deus… eles são maiores que os Ramones!'"
"O que quero dizer com isso é que, no mundo em que cresci, os Ramones eram o número um do punk rock. De certo modo, os Ramones sempre vão ser o número um, porque vieram primeiro. Mas aí caiu a ficha: 'Meu Deus, o Green Day conseguiu. Eles são maiores que os Ramones!' A influência deles é maior, o alcance é maior… e, sem dúvida, o sucesso também. E isso é mérito total deles."
Esse papo lembra outra banda que, assim como o Green Day, também começou a fazer sucesso em 1994: o Oasis. Não foram poucas as vezes que os para lá de convencidos irmãos Liam e Noel Gallagher encheram a boca para dizer que o Oasis era maior que os Beatles.
Sobre a turnê conjunta do Smashing Pumpkins com o Green Day, Billy só disse coisas boas:
"Foi sensacional tocar com o Green Day, o público estava incrível. O Green Day foi super generoso. Não poderíamos ter tido um verão melhor. Foi uma das minhas turnês favoritas de todos os tempos. Já conhecia os caras do Green Day desde o Lollapalooza de 94."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A canção polêmica dos anos 80 que Roger Waters destacou entre as melhores
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina


A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
A maior banda de punk rock de todos os tempos, segundo André Barcinski
A melhor faixa de abertura da discografia dos Ramones, segundo o produtor Ed Stasium
A música dos Ramones que reuniu integrantes de uma futura banda country
O disco do Ramones que ajudou Marty Friedman a evoluir como guitarrista
O disco clássico dos Ramones que influenciou David Ellefson, ex-baixista do Megadeth
De Metallica a Ramones: como "Os Simpsons" virou um dos maiores palcos do rock na cultura pop
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram


