O megahit de Ney Matogrosso inspirado no personagem de novela Odorico Paraguaçu
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de dezembro de 2023
O hit "Homem com H" foi lançado em 1981 por Ney Matogrosso e se tornou um dos grandes sucessos da carreira solo do cantor. Mas qual seria a origem dessa música? Em vídeo no canal Rock Brasil 80, Fabrício Mazocco explica.
"Em 1973, Antônio Barros, o cantor e compositor paraibano, encontrava-se em casa, entediado, quando decidiu ligar a TV. Ao fazer isso, deparou-se com um dos maiores grupos de rock dos anos 70 no Brasil, os Secos e Molhados, com Gerson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso apresentando a música ‘O Vira’. A energia e a performance do grupo inspiraram Antônio Barros a compor uma nova música.
Maravilhado com a cena, ele pegou um caderno e começou a escrever, buscando transmitir a vibração que sentia naquele momento. Sua inspiração também foi alimentada pela presença do acordeão português na música ‘O Vira’. Antônio Barros queria transpor esse elemento para a sanfona nordestina e passou dias aprimorando sua composição.
Dias depois, ao assistir à novela ‘Bem Amado’, ele se deparou com a frase icônica de Odorico Paraguaçu: ‘Eu nunca vi rastro de cobra e nem couro de lobisomem.’ Aquela era a peça que faltava para sua composição, que se tornaria a conhecida música ‘Homem com H’. Ele sonhou em Ney Matogrosso cantando essa musica.
Ao longo dos anos, Ney Matogrosso seguiu carreira solo, e em 1980-1981, enquanto preparava seu novo disco, o produtor Marco Mazzola apresentou a fita com a música de Antônio Barros. Ney relutou inicialmente em gravá-la, mas após uma discussão, concordou em entrar no estúdio para gravar.
A incerteza persistiu até que ele ouviu a gravação final e, ao receber a aprovação de amigos, como Gonzaguinha, Ney Matogrosso concordou em lançar ‘Homem com H’. A música se tornou um enorme sucesso no Brasil, consolidando-se como um marco na carreira de Ney Matogrosso e evidenciando a genialidade da composição de Antônio Barros".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Site americano aponta as quatro músicas mais subestimadas do "Black Album", do Metallica
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire

A polêmica música em que Ney igualou Secos e Molhados; "vão dizer que estou sendo oportunista"
A forte cena que Ney Matogrosso viu quando trabalhou em laboratório de anatomia


