O megahit de Ney Matogrosso inspirado no personagem de novela Odorico Paraguaçu
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de dezembro de 2023
O hit "Homem com H" foi lançado em 1981 por Ney Matogrosso e se tornou um dos grandes sucessos da carreira solo do cantor. Mas qual seria a origem dessa música? Em vídeo no canal Rock Brasil 80, Fabrício Mazocco explica.
"Em 1973, Antônio Barros, o cantor e compositor paraibano, encontrava-se em casa, entediado, quando decidiu ligar a TV. Ao fazer isso, deparou-se com um dos maiores grupos de rock dos anos 70 no Brasil, os Secos e Molhados, com Gerson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso apresentando a música ‘O Vira’. A energia e a performance do grupo inspiraram Antônio Barros a compor uma nova música.
Maravilhado com a cena, ele pegou um caderno e começou a escrever, buscando transmitir a vibração que sentia naquele momento. Sua inspiração também foi alimentada pela presença do acordeão português na música ‘O Vira’. Antônio Barros queria transpor esse elemento para a sanfona nordestina e passou dias aprimorando sua composição.
Dias depois, ao assistir à novela ‘Bem Amado’, ele se deparou com a frase icônica de Odorico Paraguaçu: ‘Eu nunca vi rastro de cobra e nem couro de lobisomem.’ Aquela era a peça que faltava para sua composição, que se tornaria a conhecida música ‘Homem com H’. Ele sonhou em Ney Matogrosso cantando essa musica.
Ao longo dos anos, Ney Matogrosso seguiu carreira solo, e em 1980-1981, enquanto preparava seu novo disco, o produtor Marco Mazzola apresentou a fita com a música de Antônio Barros. Ney relutou inicialmente em gravá-la, mas após uma discussão, concordou em entrar no estúdio para gravar.
A incerteza persistiu até que ele ouviu a gravação final e, ao receber a aprovação de amigos, como Gonzaguinha, Ney Matogrosso concordou em lançar ‘Homem com H’. A música se tornou um enorme sucesso no Brasil, consolidando-se como um marco na carreira de Ney Matogrosso e evidenciando a genialidade da composição de Antônio Barros".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez

Internautas rejeitam Cazuza mostrado no filme Homem com H: "playboy chato"
O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso
A letra sobre um amor gay que virou um hino sobre o fim do regime militar
Por que metaleiros "babacas" jogaram ovos - cozidos - em Ney Matogrosso no Rock in Rio
O que dizia contrato injusto do Secos & Molhados que Ney Matogrosso se recusou a assinar?


