Sem Rolling Stones e Raimundos o maior hit do pop rock dos anos 90 não existiria
Por Bruce William
Postado em 20 de maio de 2025
"Garota Nacional", maior hit do Skank, quase não saiu por causa da letra. O trecho "quero te provar, sem amor" fez a banda hesitar, achando que era ousado demais para o estilo que cultivavam até então. A informação está em um vídeo do jornalista Júlio Ettore, onde ele detalha os bastidores da música. Segundo ele, os integrantes chegaram a discutir se o verso não era explícito demais para o perfil "mais católico" do grupo, como descreveu o tecladista Henrique Portugal à Folha de S.Paulo.
Rolling Stones - Mais Novidades
A dúvida só se desfez quando alguém lembrou que os Rolling Stones já falavam de desejo com mais ousadia décadas antes — e que os Raimundos estavam lotando shows com letras ainda mais diretas. Com esse argumento, o Skank resolveu seguir em frente. A faixa foi composta rapidamente: o baterista Haroldo Ferretti já tinha uma levada eletrônica pronta, Samuel Rosa criou a harmonia, e o refrão — que nem constava na letra original — surgiu ali mesmo, no improviso.
Gravada em cerca de 15 minutos, "Garota Nacional" foi lançada como single antes mesmo da mixagem final em Nova York. A Sony percebeu o potencial imediato da música e decidiu não esperar. O sucesso foi tão grande que, logo após o lançamento, a faixa liderava as paradas em todo o Brasil — e mais tarde conquistaria países como Espanha, Portugal e Itália, sem precisar de versão em outra língua.
O clipe polêmico (youtube) também ajudou a projetar a música, com estética bagaceira, sensualidade explícita e mulheres dançando em um cenário de festa decadente. Carla Marins virou símbolo da faixa, mesmo sem intenção, e chegou a ser parada nas ruas por causa do "vestidinho preto". A ironia é que tudo isso surgiu de uma canção que quase foi descartada por parecer ousada demais.
No fim, o Skank cruzou um limite que até então evitava — e deu sorte. Se não fosse a lembrança dos Stones e o exemplo direto dos Raimundos, talvez "Garota Nacional" nunca tivesse sido lançada. E o maior hit do pop rock brasileiro nos anos 90 poderia simplesmente não ter existido.
O vídeo do jornalista Júlio Ettore contando esses e outros detalhes sobre "Garota Nacional" pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Rod Stewart e Ronnie Wood celebram classificação da Escócia à Copa do Mundo de 2026
Quando Mick Jagger se rebelou contra o rock "antiquado e diluído" dos anos 50
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
O hit dos Rolling Stones que mostrou a Cazuza que é possível unir rock e MPB
A "modernidade" que Keith Richards nunca quis ver tomando conta da música
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Mick Jagger explica o limite que Stones não cruzaram, mas o Led sim e o Megadeth mais ainda
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince


