Sem Rolling Stones e Raimundos o maior hit do pop rock dos anos 90 não existiria
Por Bruce William
Postado em 20 de maio de 2025
"Garota Nacional", maior hit do Skank, quase não saiu por causa da letra. O trecho "quero te provar, sem amor" fez a banda hesitar, achando que era ousado demais para o estilo que cultivavam até então. A informação está em um vídeo do jornalista Júlio Ettore, onde ele detalha os bastidores da música. Segundo ele, os integrantes chegaram a discutir se o verso não era explícito demais para o perfil "mais católico" do grupo, como descreveu o tecladista Henrique Portugal à Folha de S.Paulo.
Rolling Stones - Mais Novidades
A dúvida só se desfez quando alguém lembrou que os Rolling Stones já falavam de desejo com mais ousadia décadas antes — e que os Raimundos estavam lotando shows com letras ainda mais diretas. Com esse argumento, o Skank resolveu seguir em frente. A faixa foi composta rapidamente: o baterista Haroldo Ferretti já tinha uma levada eletrônica pronta, Samuel Rosa criou a harmonia, e o refrão — que nem constava na letra original — surgiu ali mesmo, no improviso.
Gravada em cerca de 15 minutos, "Garota Nacional" foi lançada como single antes mesmo da mixagem final em Nova York. A Sony percebeu o potencial imediato da música e decidiu não esperar. O sucesso foi tão grande que, logo após o lançamento, a faixa liderava as paradas em todo o Brasil — e mais tarde conquistaria países como Espanha, Portugal e Itália, sem precisar de versão em outra língua.
O clipe polêmico (youtube) também ajudou a projetar a música, com estética bagaceira, sensualidade explícita e mulheres dançando em um cenário de festa decadente. Carla Marins virou símbolo da faixa, mesmo sem intenção, e chegou a ser parada nas ruas por causa do "vestidinho preto". A ironia é que tudo isso surgiu de uma canção que quase foi descartada por parecer ousada demais.
No fim, o Skank cruzou um limite que até então evitava — e deu sorte. Se não fosse a lembrança dos Stones e o exemplo direto dos Raimundos, talvez "Garota Nacional" nunca tivesse sido lançada. E o maior hit do pop rock brasileiro nos anos 90 poderia simplesmente não ter existido.
O vídeo do jornalista Júlio Ettore contando esses e outros detalhes sobre "Garota Nacional" pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
O dia em que Eric Clapton se sentiu insultado por dois grandes guitarristas
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez


O país que proibiu os Rolling Stones por muitos anos por causa de Mick Jagger
A banda que Steven Tyler sonhava em ver o Aerosmith alcançar em importância
Quando os Beatles foram ao estúdio socorrer seus concorrentes
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
A música dos Stones que Keith Richards dizia que nenhuma outra banda poderia ter escrito
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Mick Jagger revela o álbum de David Bowie que mais gosta e o que considera "horrível"
A música do Kiss inspirada por "Brown Sugar", dos Rolling Stones
"Um amontoado de bobagens"; o disco dos Beatles que Keith Richards nunca curtiu
O guitarrista que recusou entrar nos Rolling Stones; "eu poderia ter feito uma fortuna"


