O dia em que Alceu Valença rejeitou o próprio disco: "Está parecendo John Lennon"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de maio de 2025
Em entrevista ao Jornal Tabaré, Alceu Valença abriu o baú de histórias para contar os bastidores de alguns de seus primeiros discos — incluindo o momento em que recusou um efeito vocal sugerido pelo produtor Guto Graça Mello no álbum "Espelho Cristalino" (1977). "Quando ele botou, eu disse: ‘Tá parecendo com o John Lennon, não quero isso aí!’", afirmou, sem meias palavras.
John Lennon - Mais Novidades
A conversa começou com o cantor cantarolando "Cintura Fina", de Luiz Gonzaga, e falando sobre a influência da tradição oral nordestina. "Eu ouvi a música que foi a base de Luiz Gonzaga quando era menino. Porque no Nordeste existe uma cultura secular, que tá morrendo agora, das toadas e dos aboios. Luiz Gonzaga ouviu aquilo e fez o trabalho dele."
Questionado sobre o impacto de suas ideias mais ousadas junto a produtores, Alceu cortou: "Não tenho produtor. Eu nunca tive." E fez questão de deixar claro que o controle criativo de sua obra sempre esteve com ele. "Os arranjos dos meus discos sou eu que faço. A linha sonora, as frases musicais, eu vou dizendo como é que eu quero."
Sobre o início da carreira, ele recordou que o primeiro disco foi feito apenas com ele e Geraldo Azevedo. "O produtor era maravilhoso, mas deixava tudo na nossa mão." Já no segundo álbum, o responsável adoeceu no meio do processo: "O produtor adoeceu da perna e deixou o disco no meio."
A situação mais conflituosa, porém, viria no quarto trabalho de estúdio, "Espelho Cristalino" (1977), que chegou a ser alvo de interferência técnica que Alceu não aceitou. "No meio da mixagem, o Guto quis botar um efeito na minha voz que o John Lennon tinha usado em Imagine", contou, imitando o som do sintetizador. "Quando ele botou, eu disse: ‘Tá parecendo com o John Lennon, não quero isso aí!’". O desentendimento levou Guto a abandonar o estúdio. "Guto arretou-se e foi embora", relembrou, sem esconder o riso.
Logo depois, Alceu se mudou para Paris, onde compôs e gravou "Saudade de Pernambuco" (1979) em clima mais íntimo. "Eu e Paulinho passávamos o dia inteiro em casa tocando, fomos para o estúdio e fizemos o disco."
Com o retorno ao Brasil, veio "Coração Bobo" (1980), e com ele uma nova postura definitiva: "Aí eu botei o produtor para ser sempre um músico meu ou um amigo, e não ter que aguentar alguém que não entendia da minha música."
Entre as curiosidades, Alceu revelou que Saudade de Pernambuco quase foi arranjado por Hermeto Pascoal. "Perguntei: ‘Hermeto, você ouve o quê?’ Ele disse: ‘Nada. Para não me influenciar’. A partir daí, eu que já não ouvia nada…"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith


John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
O único artista de rock internacional que ficou entre os mais vendidos no Brasil nos anos 80
O desconhecido cantor que teria influenciado Elvis Presley, segundo John Lennon
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Por que Gisele Bündchen e Ivete Sangalo deturparam "Imagine", segundo André Barcinski
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras


