Por que Ray Charles disse que Elvis não merecia ser o "Rei do Rock"
Por Bruce William
Postado em 15 de maio de 2025
Ray Charles nunca levou a sério o título de "Rei do Rock" dado a Elvis Presley. Para ele, o que Elvis fazia era apenas uma versão branca da música que artistas negros já vinham fazendo há muito tempo. Em entrevistas ao longo da vida, Charles questionou não apenas a qualidade musical de Elvis, mas também a forma como ele foi alçado ao estrelato em um sistema que excluía sistematicamente os criadores originais daquele som.
Elvis Presley - Mais Novidades

Em conversa com Bob Costas, da NBC, em 1994, Ray foi direto: "O que Elvis fez foi fazer muita gente — normalmente, quando dizem 'populistas', querem dizer pessoas brancas — começar a ouvir um tipo de música que normalmente não ouviriam", disse, em transcrição da Far Out. Ele reconheceu que Presley teve o mérito de quebrar uma barreira, mas disse que isso só foi possível porque ele era branco. "Elvis apareceu na hora certa. Um garoto branco que podia fazer rock and roll ou rhythm and blues, e as garotas podiam suspirar por ele", afirmou. "Nat King Cole foi expulso de uma cidade no Alabama quando mulheres suspiraram por ele."

A crítica de Charles não se limitava ao sistema. Ele apontava diretamente para Elvis como alguém que se apropriou de sons e gestos que vinham da cultura negra americana. "Os negros já saíam por aí mexendo os quadris fazia séculos", disse. "Tudo que Elvis estava fazendo era copiando isso. Ele fazia a nossa música, a música da Willie Mae Thornton, 'Jailhouse Rock' — isso é música negra." Na verdade, Thornton gravou "Hound Dog", não "Jailhouse Rock", mas isso é um mero detalhe; o ponto de Ray era claro: o sucesso de Elvis veio embalado em algo que não era novo, só havia sido embranquecido.
A frustração era compreensível. Ray Charles foi uma das figuras centrais na criação do soul, misturando gospel, blues e jazz. Viu de perto o nascimento do rock, e sabia exatamente de onde aquilo vinha: das comunidades negras dos Estados Unidos, muito antes de Bill Haley, Elvis ou qualquer outro branco aparecer. Ver Elvis ser chamado de "rei" enquanto tantos músicos negros eram ignorados ou excluídos era algo que ele não conseguia aceitar. "Então me diz, por que eu deveria me empolgar com isso?", perguntou.

O próprio Elvis sempre reconheceu suas influências e demonstrava respeito por músicos negros. Mas isso não impediu que o mercado o colocasse no trono de um reino que, para Ray Charles e muitos outros, jamais lhe pertenceu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps