O Pink Floyd tentou fazer um álbum sem instrumentos
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 07 de janeiro de 2014
Informações de Dave Swanson para a Ultimate Classic Rock.
Em 1973 o PINK FLOYD abandonou seus planos para um altamente experimental sucessor de 'The Dark Side Of The Moon'. O novo projeto deveria ser chamado 'Household Objetcts' [Objetos de casa], e os planos do grupo incluíam gravá-lo sem qualquer instrumento musical.
O sucesso de 'The Dark Side Of The Moon' foi uma benção e uma maldição para o PINK FLOYD, que sentiu a pressão de ter que seguir o inovador álbum com algo de igual criatividade. Então decidiram retornar, em parte, para os aspectos mais experimentais de seus primeiros dias.
O LP proposto iria mostrar a banda deixando seus tradicionais instrumentos para trás e tocar somente com uma variedade de itens encontrados em casa - incluindo batedeiras, taças de vinho, latas de spray aerossol e ligas de borracha.
"Eu acho que foi Roger [Water, baixista e compositor] que disse: 'Vamos fazer um álbum sem usar nenhum de nossos instrumentos, somente com objetos encontrados em casa', disse o tecladista, Rick Wright no documentário 'Wich One's Pink?'. "Então nós passamos dias com um lápis e uma liga de borracha até que ele soasse como um baixo... passamos semanas e semanas fazendo isso. Nick [Mason, baterista] pegava velhas panelas e coisas assim e batucava nelas tentando fazer soar exatamente como um prato de bateria. Eu lembro de sentar com Roger e dizer: 'Roger, isso é insano!'"
"Nós nunca conseguimos produzir uma música de verdade", disse Mason no livro 'Inside Out: A Personal History of Pink Floyd.' "Todo o tempo que dedicamos a este projeto, foi gasto explorando sons não musicais, e o melhor que conseguimos foi um pequeno número de tentativas de faixas rítmicas." Duas faixas destas sessões, porém, foram eventualmente lançadas como parte da recente "Immersion Edition" do grupo - 'Wine Glasses' no set 'Wish You Were Here' e '1The Hard Way' no 'The Dark Side Of THe Moon'. O último poderia na verdade ter se tornado uma música, enquanto os sons de 'Wine Glasses' acabaram sendo usados na introdução de 'Shine On Your Crazy Diamons', de 'Wish You Were Here', de 1975.
"Muito do tempo era somente alguns barulhos de batida." Disse o guitarrista David Gilmour. "Nós ficávamos procurando por algo e isso não dava certo, e ao final, para mim, isso tornou-se insatisfatório."
O projeto 'Household Objects' foi arquivado e a banda focou suas energias em 'Wish You Where Here', usando seu tradicional arsenal de verdadeiros instrumentos musicais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"

Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


