O colega de escola de Jimmy Page que achou o som do Led Zeppelin "muito familiar"
Por Bruce William
Postado em 07 de maio de 2025
Jeff Beck e Jimmy Page se conheceram ainda jovens, por intermédio da irmã de Beck, que lhe apresentou o "cara estranho com uma guitarra esquisita". Ambos estudavam em escolas próximas, e a paixão pelo instrumento logo os uniu. Começaram a se visitar com frequência, tocar juntos e gravar ideias com um gravador de rolo que a mãe de Page havia comprado. Essa parceria precoce deixou registros perdidos no tempo, mas foi suficiente para que um influenciasse profundamente o outro, e Beck nunca teve dúvida disso. Quando os dois passaram pelos Yardbirds, ainda nos anos 1960, era inevitável que seus caminhos musicais continuassem entrelaçados.

Anos depois, quando ouviu o primeiro trabalho do Led Zeppelin, Beck ficou com a pulga atrás da orelha. Ele já havia lançado o álbum "Truth" (1968) com sua própria banda, o Jeff Beck Group, e achou que havia semelhanças demais no som da nova banda de seu antigo colega. "Quando ouvi o que ele fez com o Led Zeppelin, pensei: 'Isso é um pouco mais do que apenas inspirado pelo Truth'", comentou, em fala ressaltada pela Far Out.
A impressão de Beck fazia sentido. Truth havia reunido Rod Stewart nos vocais e Ron Wood no baixo, com uma sonoridade pesada baseada em blues e riffs de guitarra marcantes. Embora tenha sido lançado antes da estreia do Led Zeppelin, muitos consideram que ambos os discos contribuíram igualmente para pavimentar o hard rock. A diferença, no entanto, é que a banda de Page teve uma recepção explosiva logo de cara.
Curiosamente, Beck também percebeu que lhe faltava um elemento que havia ajudado a impulsionar o Zeppelin: um vocalista com apelo de estrela. "Percebi que precisava de mais do que eu tinha. Precisava de um frontman com apelo feminino. Plant certamente tinha isso de sobra - peito à mostra, cabelos dourados, e tudo mais. A gente tinha o Rod Stewart [risos]", disse, numa fala que misturava admiração e bom humor.
Mesmo com a leve mágoa ao notar as semelhanças entre os trabalhos, Beck não ficou preso à comparação. Seguiu em frente com sua carreira solo e consolidou-se como um dos guitarristas mais criativos e respeitados de sua geração, embora anos mais tarde tenha novamente se sentido como sendo "passado para trás" por Page. Mas ficou claro que, para ele, parte da fundação do Led Zeppelin não era exatamente inédita, e sim, bastante familiar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden

Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
A canção dos anos 60 que John Bonham via como uma espécie de modelo para o Led Zeppelin
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
A música do Led Zeppelin que fez Jimmy Page sentir que tinha morrido e ido ao céu
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
John Paul Jones sobre o relacionamento do Led Zeppelin: "Não éramos amigos"


