Jeff Beck conta como conheceu Jimmy Page, e o que achou do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2022
Jeff Beck e Jimmy Page, além de dois dos maiores guitarristas britânicos de todos os tempos, são grandes amigos. Entre 1966 e 68, Page integrou o Yardbirds, e durante parte desse período, tocou ao lado de Beck, formando aquela que para muitos era a dupla dos sonhos.
No entanto, conforme publicado pela Classic Rock, a amizade deles precede o Yardbirds, e vem lá dos tempos de escola de artes do fundador do Led Zeppelin, por volta de 1963.
"Minha irmã conhecia Jimmy da escola de arte, em Epsom", relembrou Jeff Beck. "Um dia ela chegou no meu quarto e disse 'Na minha escola tem um esquisitão que tem uma guitarra esquisita que nem a sua', e saiu, batendo a porta. Eu corri atrás dela, 'Onde ele mora?', e ela respondeu: 'Vou te levar lá, porque quero ver ele tocar. Eu não acredito que ele saiba tocar.'"
"Nós fomos lá, ele atendeu a porta, e nós tomamos chá com bolo. Passamos a visitá-lo regularmente depois daquilo. A mãe dele tinha o comprado um gravador de fita muito bom, então fizemos umas gravações lá. Eu não sei onde aquelas fitas foram parar, mas tem umas coisas bem raras nelas."
"A primeira vez que eu ouvi o que ele fez [no primeiro álbum] do Led Zeppelin, pensei: 'Isso é meio que inspirado até demais no [meu] álbum 'Truth'' Quando finalmente superei aquilo, percebi que eu precisava de algo mais, precisava de um frontman com apelo feminino — peito à mostra, cachos loiros, aquela coisa toda. Nós [no Jeff Beck Group] tínhamos Rod Stewart [risos]!"
Durante os anos 70, Jimmy Page e Jeff Beck se consagraram em definitivo: o primeiro liderando o Led Zeppelin, e o segundo como artista solo com o lançamento de "Blow by Blow" (1975).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência

O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
O guitarrista que mais se aproximou de Hendrix quando o assunto era blues, segundo Jeff Beck
Jeff Beck conta como era ser confundido com Mick Jagger nos anos 1960
O guitarrista que fez Slash pensar em largar tudo e vender seguro de vida
O guitarrista que Jimmy Page disse que "todo mundo respeita" no rock
O guitarrista que teria Elton John como músico de apoio, mas perdeu por pagar pouco
Ritchie Blackmore aponta os três melhores guitarristas de todos os tempos


