Jeff Beck conta como conheceu Jimmy Page, e o que achou do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2022
Jeff Beck e Jimmy Page, além de dois dos maiores guitarristas britânicos de todos os tempos, são grandes amigos. Entre 1966 e 68, Page integrou o Yardbirds, e durante parte desse período, tocou ao lado de Beck, formando aquela que para muitos era a dupla dos sonhos.
No entanto, conforme publicado pela Classic Rock, a amizade deles precede o Yardbirds, e vem lá dos tempos de escola de artes do fundador do Led Zeppelin, por volta de 1963.
"Minha irmã conhecia Jimmy da escola de arte, em Epsom", relembrou Jeff Beck. "Um dia ela chegou no meu quarto e disse 'Na minha escola tem um esquisitão que tem uma guitarra esquisita que nem a sua', e saiu, batendo a porta. Eu corri atrás dela, 'Onde ele mora?', e ela respondeu: 'Vou te levar lá, porque quero ver ele tocar. Eu não acredito que ele saiba tocar.'"
"Nós fomos lá, ele atendeu a porta, e nós tomamos chá com bolo. Passamos a visitá-lo regularmente depois daquilo. A mãe dele tinha o comprado um gravador de fita muito bom, então fizemos umas gravações lá. Eu não sei onde aquelas fitas foram parar, mas tem umas coisas bem raras nelas."
"A primeira vez que eu ouvi o que ele fez [no primeiro álbum] do Led Zeppelin, pensei: 'Isso é meio que inspirado até demais no [meu] álbum 'Truth'' Quando finalmente superei aquilo, percebi que eu precisava de algo mais, precisava de um frontman com apelo feminino — peito à mostra, cachos loiros, aquela coisa toda. Nós [no Jeff Beck Group] tínhamos Rod Stewart [risos]!"
Durante os anos 70, Jimmy Page e Jeff Beck se consagraram em definitivo: o primeiro liderando o Led Zeppelin, e o segundo como artista solo com o lançamento de "Blow by Blow" (1975).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps