O dia que Ritchie Blackmore aloprou no show do Deep Purple e teve que fugir de helicóptero
Por Bruce William
Postado em 27 de junho de 2025
O California Jam de 1974 reuniu mais de 200 mil pessoas e tinha o Deep Purple como atração principal. A banda estava no auge com o álbum "Burn", mas o clima de celebração virou caos antes mesmo do show começar. Ritchie Blackmore, já com pouca paciência, surtou com a produção, destruiu uma câmera de TV ao vivo, explodiu amplificadores e saiu fugido do local... de helicóptero.
Deep Purple - Mais Novidades
Tudo começou porque o cronograma do festival estava adiantado. Os organizadores queriam que o Deep Purple entrasse antes do pôr do sol, o que estragaria completamente o impacto das luzes no início do show. Blackmore não quis saber: "Disse que não queria mais saber de festival nenhum. Sempre dá problema. Você entra cedo, ou tarde demais, o som nunca está certo, ninguém sabe o que está fazendo."
A tensão foi tanta que o produtor do evento chegou a se preparar pra anunciar o cancelamento da banda, relembra a Far Out. Só não o fez porque o tour manager do Purple tomou o microfone antes e perguntou à multidão se queria ver o show. A resposta foi um grito de aprovação - e a banda subiu ao palco sob pressão e visivelmente irritada.
Durante o show, os câmeras tentavam controlar os movimentos da banda para que não saíssem do enquadramento. Blackmore não gostou nem um pouco. Pegou a guitarra e esmagou uma câmera ao vivo, batendo com o instrumento no equipamento. Depois, destruiu a própria guitarra no chão e começou a tocar com outra.
Mas ele ainda tinha mais um truque guardado. Um roadie, seguindo instruções dele, despejou combustível sobre uma pilha de amplificadores. Quando Blackmore deu o sinal, tudo explodiu. "Era pra pegar fogo. Mas explodiu de verdade. Os óculos do Ian Paice voaram, teve cameraman que ficou temporariamente surdo", contou depois. O fogo pegou até no cabelo do próprio Blackmore, que teve que sair apagando as chamas no palco.
Antes que a polícia pudesse fazer qualquer coisa, o guitarrista já estava longe. Entrou num helicóptero e desapareceu. Ninguém foi preso, ninguém morreu - e o registro em vídeo virou lenda. Porque no fim das contas, se é pra aloprar, que seja com estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Acidente de trânsito influenciou a criação de "Human", clássico do Death



"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O "Smoke on the Water" do Scorpions, segundo Rudolf Schenker
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Tommy Bolin: Os excessos estavam acabando com aquele cara


