Por que Paul Di'Anno resolveu fazer parte do tratamento na Croácia e não Inglaterra?
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de junho de 2025
Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, escolheu a Croácia como lugar para realizar parte de seu tratamento médico nos últimos anos de vida. A decisão, que surpreendeu muitos fãs, foi influenciada por Stjepan Juras, escritor croata e gestor que vinha auxiliando o cantor. "O empresário dele era croata e ofereceu sua própria casa para o Paul ficar", contou Dino, vocalista da banda Metaklapa, também da Croácia, em entrevista a Gustavo Maiato.
Iron Maiden - Mais Novidades
Segundo ele, a escolha do país se deu tanto pela infraestrutura médica adequada quanto por dificuldades enfrentadas por Di’Anno no Reino Unido. "Lá era tudo muito caro. E, pelo que soubemos, chegou a haver erro médico em uma cirurgia anterior", disse Dino. O ex-vocalista do Maiden passou cerca de dois anos sob os cuidados de Juras, que também escreveu um livro relatando esse período.
Após a morte de Di’Anno, em outubro de 2024, Stjepan Juras publicou um depoimento emocionado nas redes sociais. Ele disse ter recebido a notícia no mesmo dia em que retirava da gráfica o livro sobre a convivência com o cantor. "Paul definitivamente se foi cedo demais. Talvez seus 66 anos combinassem com seu temperamento único, mas ele ainda tinha muito pela frente", escreveu.
No texto, Juras também revelou que pretendia entregar a primeira cópia a Di’Anno pessoalmente durante a turnê que fariam juntos. "Enquanto eu voltava da gráfica com o livro na mão, meu coração não aguentou. Parei no hotel onde passamos tanto tempo nos últimos anos. Os garçons vieram prestar homenagens e contar lembranças com Paul."
Esse vínculo entre Croácia e Iron Maiden reaparece de forma diferente com o grupo vocal Metaklapa, que em fevereiro de 2025 trará ao Brasil uma turnê especial. A banda, formada por seis cantores, interpreta clássicos do Iron Maiden sem o uso de instrumentos, em arranjos a cappella inspirados no estilo tradicional croata conhecido como klapa. As apresentações acontecem em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e prometem unir tradição e heavy metal num espetáculo à luz de velas.
"Começamos há quase dez anos. Todos éramos cantores de klapa e também fãs de metal. Queríamos unir esses dois mundos", explicou Davor, outro vocalista da banda. A primeira gravação foi de "Fear of the Dark", em 2016. Desde então, além do Maiden, o repertório passou a incluir faixas de Helloween, Motörhead, System of a Down e até Angra. Segundo Davor, o estilo klapa permite adaptações ousadas. "Cada voz canta sua própria linha melódica. É uma estrutura polifônica, com quatro a seis vozes, que se encaixa bem com os arranjos do Iron Maiden", afirmou.
Apesar da familiaridade com o material original, a transposição para vozes exige técnica e esforço. "Bruce Dickinson canta em várias regiões vocais. Para mim, como primeiro tenor, foi difícil adaptar algumas partes para que minhas cordas vocais não explodissem", brincou Davor. Dino também comentou a reação de Steve Harris, baixista do Iron Maiden, ao ouvir o grupo pela primeira vez. "Ele não fazia ideia do que esperar. Depois disse: ‘Parabéns, nunca ouvi nada parecido’."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Blabbermouth elogia música que Zakk Wylde fez para Ozzy Osbourne; "Absolutamente linda"
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O dia que Bruce Dickinson, do Iron Maiden, entrevistou James Hetfield, do Metallica


