As Fender que conseguem ser mais valiosas que a guitarra usada por Jimi Hendrix em Woodstock
Por Bruce William
Postado em 09 de junho de 2025
Não é raro que colecionadores desembolsem fortunas por instrumentos fabricados em determinados períodos. Modelos como as Fender Stratocaster do final dos anos 1950 ou início dos 60, mesmo sem dono famoso, já alcançam cifras de seis dígitos. Quanto mais raro o acabamento, mais original o estado e mais limitada a tiragem, maior o valor.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Quando um instrumento desses carrega também um significado histórico, o número dispara. É o caso da Fender Stratocaster branca usada por Jimi Hendrix no festival de Woodstock, em 1969. Foi com ela que ele executou sua versão distorcida do hino nacional americano, num momento que se tornou símbolo da rebeldia e da tensão política da época. A guitarra foi adquirida em 1993 por Paul Allen, cofundador da Microsoft, por cerca de 2 milhões de dólares.
Mesmo com esse peso simbólico, a guitarra de Hendrix não é a Fender mais cara já vendida. Esse posto pertence à Black Strat, uma Stratocaster preta usada por David Gilmour durante décadas em gravações e turnês do Pink Floyd. Ela aparece em músicas como "Shine On You Crazy Diamond", "Comfortably Numb" e "Money". Em 2019, foi leiloada por quase 4 milhões de dólares em um evento beneficente, ultrapassando todas as demais.
Outra que entrou para o ranking das mais caras foi a Reach Out to Asia Stratocaster, vendida por 2,7 milhões de dólares em um leilão beneficente. Diferente das outras, ela não tem histórico de palco ou gravações, mas reúne dezenas de autógrafos de músicos famosos, sendo leiloada após o tsunami de 2004.
No fim das contas, o valor dessas guitarras vai além da madeira e dos captadores. Entra em cena o fator emocional: a ligação que o instrumento teve com o artista, o impacto cultural que carrega e até a aura mítica que o tempo vai construindo em torno dele. Nesse sentido, se a Fender usada por Hendrix em Woodstock fosse leiloada hoje, é bem possível que superasse até mesmo a de Gilmour, afinal seu valor simbólico só cresce com o passar das décadas. E nisso, cada colecionador enxerga um trono diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria



A música do Cream que fez Jimi Hendrix dizer que gostaria de ter escrito algo assim
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Roadie de Jimi Hendrix revela como tentava impedir o guitarrista de destruir melhores instrumentos
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O momento marcante de Woodstock que resumiu todos os anos sessenta
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page
A diferença entre Yngwie Malmsteen e Eddie Van Halen e Jimi Hendrix, segundo Regis Tadeu


