A música que Jimmy Page finalizou sozinho sem o conhecimento do Led Zeppelin; "Eles não sabiam"
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2025
Em 1976, enquanto o Led Zeppelin ainda reinava no topo do rock, Jimmy Page tomou uma decisão incomum: gravar sozinho uma das faixas mais ambiciosas da banda, sem o conhecimento prévio dos outros integrantes. "Achilles Last Stand", faixa de abertura do álbum "Presence", foi arranjada e finalizada por ele em uma única noite.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Pra ser honesto, os outros caras não sabiam: 'Ele ficou maluco? Sabe o que está fazendo?'", relembrou Page, em fala resgatada pela Far Out. "Mas no final, o quadro ficou claro. Era como uma pequena vinheta, com tudo se encaixando."
A iniciativa surgiu num momento delicado. Robert Plant ainda se recuperava de um acidente de carro sofrido na Grécia, o que limitou sua participação nas sessões. Diante da incerteza - inclusive se o vocalista voltaria a andar - Page assumiu o controle criativo do projeto.
Em entrevista à Guitar Player em 1977, disse que a experiência, embora tensa, foi revigorante: "Meu controle sobre todos os fatores que contribuíram pra esse disco — o fato de ter sido feito em três semanas e tudo mais — foi muito bom pra mim. Mesmo sendo um período de muita ansiedade, foi positivo de forma geral."
Musicalmente, Page chegou a comparar o solo de "Achilles Last Stand" ao lendário solo de "Stairway to Heaven". Para ele, ambos estão no mesmo patamar em termos de importância. A faixa, com seus mais de dez minutos de duração, marca o lado mais épico e denso da banda, com sobreposições de guitarras e uma construção quase cinematográfica, tudo conduzido por Page em sua fase mais obsessiva.
Mesmo tendo sido criada em um momento de crise, a música se tornou presença constante nos shows seguintes do Zeppelin. Representava o som grandioso e dramático que a banda havia dominado como poucos, mas também simbolizava um ponto de virada: "Presence" foi um dos últimos álbuns antes da lenta dissolução do grupo, que encerraria suas atividades antes do fim da década.
No fim das contas, "Achilles Last Stand" não foi apenas uma prova de que Jimmy Page conseguia sustentar a máquina Zeppelin sozinho. Foi também uma lembrança de que, mesmo no caos, ele ainda era capaz de criar algo à altura de sua própria lenda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo


As quatro músicas do Led Zeppelin que Robert Plant escolheu para cada integrante
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page achou que todos entenderiam, mas que nada!
Como o guitarrista de "Hotel California" ajudou o Led Zeppelin a encontrar seu som pesado
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big
Talvez não tenham criado o metal, mas sem eles o gênero seria uma merda, diz Dave Grohl
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde


