A música que Jimmy Page finalizou sozinho sem o conhecimento do Led Zeppelin; "Eles não sabiam"
Por Bruce William
Postado em 30 de julho de 2025
Em 1976, enquanto o Led Zeppelin ainda reinava no topo do rock, Jimmy Page tomou uma decisão incomum: gravar sozinho uma das faixas mais ambiciosas da banda, sem o conhecimento prévio dos outros integrantes. "Achilles Last Stand", faixa de abertura do álbum "Presence", foi arranjada e finalizada por ele em uma única noite.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Pra ser honesto, os outros caras não sabiam: 'Ele ficou maluco? Sabe o que está fazendo?'", relembrou Page, em fala resgatada pela Far Out. "Mas no final, o quadro ficou claro. Era como uma pequena vinheta, com tudo se encaixando."
A iniciativa surgiu num momento delicado. Robert Plant ainda se recuperava de um acidente de carro sofrido na Grécia, o que limitou sua participação nas sessões. Diante da incerteza - inclusive se o vocalista voltaria a andar - Page assumiu o controle criativo do projeto.
Em entrevista à Guitar Player em 1977, disse que a experiência, embora tensa, foi revigorante: "Meu controle sobre todos os fatores que contribuíram pra esse disco — o fato de ter sido feito em três semanas e tudo mais — foi muito bom pra mim. Mesmo sendo um período de muita ansiedade, foi positivo de forma geral."
Musicalmente, Page chegou a comparar o solo de "Achilles Last Stand" ao lendário solo de "Stairway to Heaven". Para ele, ambos estão no mesmo patamar em termos de importância. A faixa, com seus mais de dez minutos de duração, marca o lado mais épico e denso da banda, com sobreposições de guitarras e uma construção quase cinematográfica, tudo conduzido por Page em sua fase mais obsessiva.
Mesmo tendo sido criada em um momento de crise, a música se tornou presença constante nos shows seguintes do Zeppelin. Representava o som grandioso e dramático que a banda havia dominado como poucos, mas também simbolizava um ponto de virada: "Presence" foi um dos últimos álbuns antes da lenta dissolução do grupo, que encerraria suas atividades antes do fim da década.
No fim das contas, "Achilles Last Stand" não foi apenas uma prova de que Jimmy Page conseguia sustentar a máquina Zeppelin sozinho. Foi também uma lembrança de que, mesmo no caos, ele ainda era capaz de criar algo à altura de sua própria lenda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Kiss anuncia documentário oficial sobre a turnê "End of the Road"
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
A verdadeira razão pela qual o Bon Jovi chamou Desmond Child, segundo o próprio

Pete Townshend (The Who) admite que só foi gostar de Led Zeppelin recentemente
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A briga violenta que fez com que Senadores tentassem proibir a entrada do Led nos Estados Unidos
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
O músico do Led Zeppelin que só entrou na banda depois de receber dezenas de telegramas
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
O mega sucesso do Led Zeppelin que era pra ser uma piada mas se tornou um hino
O guitarrista em que Jimmy Page e David Gilmour concordaram; "o mais incrível"


