O único álbum que é considerado obra-prima do metal nacional, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de julho de 2025
Durante uma live recente com Paulo Baron resgatada pelo canal CortesCrimson, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu deu sua opinião sobre um dos debates mais recorrentes entre os fãs de heavy metal: o Brasil tem alguma obra-prima no gênero? A resposta veio com bom humor, provocações e uma escolha definitiva: "Chaos A.D.", do Sepultura.
Sepultura - Mais Novidades
Regis começou destacando duas frases marcantes do metal brasileiro que, para ele, são verdadeiras joias líricas. A primeira é do Vulcano: "Ergam suas cabeças para que eu possa decepá-las", da música "Total Destruição". A segunda vem da faixa "Missão Metálica", do Avenger: "O relógio já bateu a meia-noite. Correntes tilintam nas esquinas". Ele elogia a força dessas imagens, mas deixa claro que elas, isoladamente, não tornam um disco inteiro uma obra-prima.
Ao ser mais direto, Regis foi enfático: "Na minha opinião, o ‘Holy Land’ é o único disco que consigo ouvir do Angra, mas não é uma obra-prima. Agora, tenho que pensar no Sepultura, certo? Para mim, é o ‘Chaos A.D a obra-prima’". Segundo ele, o álbum lançado em 1993 representa um ponto fora da curva na discografia do metal brasileiro.
Regis Tadeu, Sepultura e "’Chaos A.D."
"Chaos A.D." marcou uma transição importante na sonoridade do Sepultura. Abandonando o thrash puro dos álbuns anteriores, a banda mergulhou no groove metal, misturou elementos do hardcore e flertou com ritmos brasileiros, criando um som pesado, coeso e cheio de significado social. As letras abordam temas como repressão, violência policial e revolta popular — o que, para Regis, reforça a força do disco como documento artístico e político.
Sobre o Angra, Regis não deixa de reconhecer os méritos do "Holy Land", mas pondera: "É o único que consigo ouvir, mas não é uma obra-prima". Mesmo com a ousadia de incorporar ritmos brasileiros ao power metal europeu, o disco não atinge, segundo ele, o mesmo nível de impacto e originalidade que "Chaos A.D." proporciona.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Regis Tadeu explica porque o Sepultura jamais atingiria a popularidade do Metallica
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter
O clássico disco de Metal nacional que João Gordo detesta com todas as forças


