Regis Tadeu explica porque o Sepultura jamais atingiria a popularidade do Metallica
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2023
A saída de Max Cavalera do Sepultura em 1996 foi um dos momentos mais marcantes da história do Metal brasileiro. A banda estava no seu auge, e muito se diz que se isto não tivesse acontecido, teria crescido tanto a ponto de atingir o nível do Metallica, em termos de números, a maior banda de Heavy Metal que já houve até hoje.
Sepultura - Mais Novidades
E durante participação no "Rolê da Galeria" em 2022, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu foi questionado se isto de fato teria acontecido com a banda brasileira, mas ele responde enfaticamente que não. "Eu tenho certeza absoluta que o Sepultura galgaria um degrau acima, a mais do que estava, mas ter a popularidade do Metallica eu acredito que não", diz Regis, que em seguida explica o motivo: "O Metallica deu um golpe de mestre total, ampliou o público que não ouvia Metallica com o 'Black Album'. Porque se não tivesse acontecido isso, o Metallica continuaria com a mesma base de fãs do 'Master of Puppets'. Então ali a grande jogada foi fazer um disco pesadaço como é o 'Black Album', mas fazendo algumas concessões radiofônicas".
Prossegue Regis: "E evidentemente que teve uma verba muito grande para tocar 'Enter Sandman' nas rádios, ou tocar 'Sad But True'. E essa jogada, mais esse investimento, fez com o público que não tinha contato com o Metallica passasse a gostar, a ponto do Metallica ter feito um show aqui no Brasil para 65 mil pessoas. E eu afirma categoricamente: setenta por cento delas só ouviram o 'Black Album'"
"Isso só demonstra que o Metallica teve essa jogada de marketing espetacular, mas que o Sepultura não iria conseguir, nem teria som para fazer isso. E eu duvido que o Sepultura fizesse uma concessão comercial no mesmo grau que o Metallica fez. Certamente o Sepultura iria para um patamar acima, mas ter a popularidade do Metallica eu sinceramente não acredito", finaliza.
Este trecho pode ser conferido no vídeo abaixo, a partir dos 37 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026

Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
30 bandas de thrash metal do mundo todo em 1 vídeo
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
Os melhores discos de 20 grandes bandas de Heavy Metal
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras


