Regis Tadeu explica porque o Sepultura jamais atingiria a popularidade do Metallica
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2023
A saída de Max Cavalera do Sepultura em 1996 foi um dos momentos mais marcantes da história do Metal brasileiro. A banda estava no seu auge, e muito se diz que se isto não tivesse acontecido, teria crescido tanto a ponto de atingir o nível do Metallica, em termos de números, a maior banda de Heavy Metal que já houve até hoje.
E durante participação no "Rolê da Galeria" em 2022, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu foi questionado se isto de fato teria acontecido com a banda brasileira, mas ele responde enfaticamente que não. "Eu tenho certeza absoluta que o Sepultura galgaria um degrau acima, a mais do que estava, mas ter a popularidade do Metallica eu acredito que não", diz Regis, que em seguida explica o motivo: "O Metallica deu um golpe de mestre total, ampliou o público que não ouvia Metallica com o 'Black Album'. Porque se não tivesse acontecido isso, o Metallica continuaria com a mesma base de fãs do 'Master of Puppets'. Então ali a grande jogada foi fazer um disco pesadaço como é o 'Black Album', mas fazendo algumas concessões radiofônicas".
Prossegue Regis: "E evidentemente que teve uma verba muito grande para tocar 'Enter Sandman' nas rádios, ou tocar 'Sad But True'. E essa jogada, mais esse investimento, fez com o público que não tinha contato com o Metallica passasse a gostar, a ponto do Metallica ter feito um show aqui no Brasil para 65 mil pessoas. E eu afirma categoricamente: setenta por cento delas só ouviram o 'Black Album'"
"Isso só demonstra que o Metallica teve essa jogada de marketing espetacular, mas que o Sepultura não iria conseguir, nem teria som para fazer isso. E eu duvido que o Sepultura fizesse uma concessão comercial no mesmo grau que o Metallica fez. Certamente o Sepultura iria para um patamar acima, mas ter a popularidade do Metallica eu sinceramente não acredito", finaliza.
Este trecho pode ser conferido no vídeo abaixo, a partir dos 37 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps