Brasileiro que tocou no festival de despedida do Black Sabbath conta detalhes
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de julho de 2025
A histórica despedida do Black Sabbath em julho, no festival Back to the Beginning, contou com homenagens de ícones como Metallica, Guns N' Roses, Slayer e Tool. Entre os nomes brasileiros, o mais lembrado foi Eloy Casagrande, baterista do Slipknot, que participou de uma música com o Mastodon. Mas houve outro brasileiro em cima do palco: o único nordestino do line-up, Rasta, tecladista de turnê da mesma banda.
Black Sabbath - Mais Novidades

Pernambucano, Rasta tocou ao lado de Brann Dailor e companhia na apresentação que abriu a noite. Em entrevista ao canal Produções Productions, ele descreveu com emoção o que chamou de "o dia mais incrível da vida".
"Hoje é um dia... de verdade, eu não sei o que fazer depois disso. Ontem foi o fim de tudo. Se o metal começou com o Black Sabbath, ontem ele terminou. E terminou do jeito certo", afirmou.
O festival foi realizado no estádio Villa Park, em Birmingham, cidade natal da banda. Cada grupo teve entre 15 e 30 minutos no palco. Para Rasta, o formato foi certeiro. "Normalmente, show de estádio não empolga tanto, né? Fica aquela coisa arrastada. Mas esse foi diferente. Foi um evento, não um show. As bandas menores tocavam uns 15 minutos. Já Guns N’ Roses, Slayer, Metallica... esses tiveram meia hora. Todo mundo mandou cover de Sabbath. Foi muito mais dinâmico."

Rasta fez parte da apresentação do Mastodon, banda que se notabilizou por misturar peso e psicodelia com apuro técnico. Segundo ele, o próprio Bill Ward, baterista original do Sabbath, havia dito numa conversa que, se alguém fosse substituí-lo, gostaria que fosse Brann Dailor, baterista do Mastodon.
"O Brann teve um jantar com o Bill Ward, o Dave Lombardo... vários nomes grandes. E o Bill falou isso pra ele, que se alguém fosse ocupar o lugar dele, preferia que fosse o Brann. E, velho, o Brann mandou muito. Tocou, cantou... é fã do Sabbath de verdade, não só por dizer que é."
Além de tocar, Rasta também viveu os bastidores. Assistiu a apresentações no palco lateral, ao lado de figuras como Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), James Hetfield e Kirk Hammett (Metallica).

"Mano, eu tava ali vendo o show e, do meu lado, o Chad Smith. Atrás de mim, o Hetfield com um chapéu de cowboy, fumando um charuto. Sabe quando você olha em volta e não acredita onde tá? Esse era o clima."
Ele ainda tirou uma foto com o ator Jason Momoa, fã declarado de heavy metal. "Conheci o Jason Momoa, o Aquaman, né? Quem tirou a nossa foto foi a esposa do Gary Holt, guitarrista do Exodus. Pena que eu não tenho o contato dela, senão já teria moldurado essa foto."
Para ele, a despedida do Sabbath foi o encerramento simbólico de um ciclo que começou com a própria criação do metal. "Foi tipo o Sam falando pro Frodo: ‘É bom estar com você no fim de todas as coisas’. Não tem show que supere isso. Zerei o rock."

Confira a entrevista completa abaixo.

O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps