Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de julho de 2025
Pioneira do heavy metal, a formação original do Black Sabbath surgiu em 1968 e gravou alguns dos álbuns mais influentes da música pesada, como o debut homônimo, "Paranoid" e "Sabbath Bloody Sabbath". Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) trabalharam juntos por cerca de uma década, até que o vocalista foi demitido em 1979 devido a seus excessos com drogas e álcool.
Black Sabbath - Mais Novidades

Apesar da separação, o quarteto clássico voltou a se reunir em ocasiões especiais, incluindo a turnê que resultou no álbum ao vivo "Reunion", lançado em 1998. Anos depois, a formação original voltou a se desfazer. Já nos anos 2010, Ozzy, Tony e Geezer se reencontraram mais uma vez, desta vez sem Bill Ward, e embarcaram na turnê de despedida "The End", que terminou em fevereiro de 2017. Faltava, no entanto, uma última apresentação com o baterista original. Esse reencontro histórico aconteceu no dia 5 de julho, em Birmingham — a cidade onde tudo começou.
Intitulada "Back to the Beginning", a apresentação final do Black Sabbath contou com a presença de diversos ícones do rock e do heavy metal. A atmosfera foi marcada pela emoção, mas para Geezer Butler, o encerramento do evento deixou uma sensação estranha. O baixista compartilhou esse sentimento em um artigo publicado no jornal The Times.

"A parte mais estranha daquele show foi o final. Normalmente, todos nós nos abraçávamos e fazíamos uma reverência para o público. Mas Ozzy estava em seu trono e nós não tínhamos pensado nisso. O que fazer? Tony apertou sua mão, eu lhe entreguei um bolo, mas foi uma sensação muito estranha terminar nossa história daquela maneira."
Ozzy precisou cantar sentado durante a apresentação por conta de sua saúde debilitada. Infelizmente, apenas 17 dias após esse momento emblemático, ele faleceu aos 76 anos. Butler afirmou que não esperava pela morte do amigo e escreveu uma homenagem comovente.
"Ninguém sabia que ele nos deixaria pouco mais de duas semanas após o último show. Mas sou muito grato por termos feito um show juntos uma última vez diante de seus queridos fãs. O amor dos fãs e de todas as bandas, músicos, cantores e artistas solo naquela noite foi incrível. Todos vieram para prestar homenagem ao Príncipe.

Sinto-me muito privilegiado por ter passado a maior parte da minha vida com ele. É claro que há milhões de coisas que eu pensaria que deveria ter escrito, mas como posso resumir 57 anos incríveis de amizade em alguns parágrafos? Deus te abençoe, Oz, foi uma jornada e tanto! Amo você!"
Ao longo de uma carreira que ultrapassou meio século, Ozzy Osbourne deixou um legado imenso, com canções inesquecíveis e até baladas marcantes. Confira cinco delas na matéria a seguir.

O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps