"Todos chorando e se abraçando": artistas relatam bastidores da despedida de Ozzy Osbourne
Por João Renato Alves
Postado em 24 de setembro de 2025
No dia 5 de julho de 2025, Birmingham foi sede de "Back to the Beginning", evento que marcou a despedida dos palcos de Ozzy Osbourne e da formação original do Black Sabbath. Em 22 do mesmo mês, o cantor faleceria, dando um simbolismo ainda maior à homenagem ocorrida no estádio Villa Park.
A edição mais recente da revista Metal Hammer ouviu alguns músicos que se apresentaram durante o espetáculo em solo britânico. Brann Dailor, baterista e vocalista do Mastodon, destacou a emoção coletiva quando o dono da festa subiu ao palco.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades


"Assim que Ozzy entrou, tudo mudou. Enquanto ele estava lá, não importava se não cantasse uma nota, porque todos estavam cantando por ele. Foi uma coisa linda de se fazer parte, todos chorando e se abraçando. A introdução de 'Mr. Crowley' começou e todos estavam simplesmente encantados."
Randy Blythe, vocalista do Lamb of God, também relatou a comoção que tomou conta dos presentes. "Todo mundo ao meu redor estava chorando, essa é a minha lembrança mais forte. Lembro-me de Danny Wimmer (promotor de festivais nos EUA) tão absorto em tudo, com lágrimas escorrendo. Na hora do Black Sabbath, eu estava com Vernon Reid (guitarrista do Living Color) e ficamos ali parados, assistindo. A gente prestava atenção em cada palavra."

Joe Hottinger, guitarrista do Halestorm, se juntou ao público na hora de celebrar o protagonista. "Quando você está no meio de 45 mil pessoas, todo mundo entra na onda. O Ozzy batia palmas e eu pensava: 'Esta é a última vez que vou bater palmas com o Ozzy, então você bate palma, droga!' E todo mundo batia! Cantávamos juntos e chorávamos – especialmente durante 'Mama, I'm Coming Home'. Tantas pessoas sentindo a mesma emoção. Foi intenso e mágico."
Além dos 45 mil presentes no Villa Park, "Back to the Beginning" foi assistido via streaming por mais de 5,8 milhões de pessoas em todo o planeta. A arrecadação foi revertida para as instituições Cure Parkinson's, Birmingham Children's Hospital e Acorn Children's Hospice.

O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps