O grande erro que o Black Sabbath cometeu na fase Dio, segundo Zakk Wylde
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de julho de 2025
Enquanto o Black Sabbath se despede dos palcos com a formação original — Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — Zakk Wylde, um dos guitarristas mais ligados à trajetória solo de Ozzy, compartilhou sua visão sobre a história da banda. Em entrevista à Guitar World, ele comentou as diferenças entre as fases com Ozzy e com Ronnie James Dio, sugerindo que a banda deveria ter adotado outro nome já em 1980.
Black Sabbath - Mais Novidades


"Quando Ronnie James Dio entrou na banda, eles deviam ter começado a se chamar Heaven & Hell desde o início", disse Zakk. "Para mim, seria como se o Ozzy tivesse mantido os direitos sobre o nome Black Sabbath e começado a chamar o que ele fazia com Randy Rhoads de Sabbath. Seria a mesma coisa."
O guitarrista reconheceu que o álbum "Heaven and Hell" soava como algo totalmente novo, apesar de manter parte da identidade do grupo. "Soava como uma banda diferente. Sempre achei que seria interessante ouvir como o Ozzy cantaria aquelas músicas. Foi algo completamente novo, mas todos aqueles discos são clássicos."

Para Wylde, a entrada de Dio representou uma espécie de reinício. "Era como apertar o botão de reset. Os caras estavam cheios de energia criativa, era tudo fresco, novo e brilhante. Mas, pra mim, o Sabbath é a era do Ozzy."
A visão de Zakk é compartilhada por muitos fãs e críticos que consideram as eras Ozzy e Dio como capítulos distintos, ainda que igualmente importantes, na história do Black Sabbath. Não por acaso, quando Dio voltou ao grupo nos anos 2000, o projeto foi batizado oficialmente como Heaven & Hell — um reconhecimento tardio, mas coerente, com a leitura de Wylde.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps