O show com Eric Clapton que marcou o início do fim de Phil Collins como baterista
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2025
Mesmo com décadas de carreira solo e como frontman do Genesis, para muitos fãs Phil Collins sempre será, antes de tudo, um baterista. Dono de um estilo único e de viradas inconfundíveis, ele se tornou referência no instrumento. Mas, como relembrou em entrevista resgatada pelo American Songwriter, um show ao lado de Eric Clapton marcou o momento em que Collins entendeu que não poderia mais seguir tocando bateria. A entrevista original é da Rolling Stone.

O episódio aconteceu no Royal Albert Hall, em Londres, quando Collins subiu ao palco para tocar apenas uma música com Clapton. Foi ali que o choque veio: "Toquei com Clapton no Albert Hall em uma canção e tive a sensação de ‘isso não está acontecendo’. Isso meio que me assustou. A única coisa em que eu podia confiar na vida era que, se sentasse na bateria, ia soar bem. E, de repente, eu não conseguia mais", contou.
O diagnóstico já era conhecido: anos de turnês e esforço físico haviam lhe causado sérias lesões na coluna, comprometendo definitivamente sua capacidade de tocar. Collins chegou a brincar que poderia tentar novamente se, algum dia, acordasse conseguindo segurar um par de baquetas. "Se eu acordar um dia e conseguir segurar as baquetas, então vou tentar. Mas sinto que já usei todas as minhas milhas aéreas", afirmou.
A aposentadoria dos palcos veio pouco depois, já que os problemas de saúde se agravaram. Para Collins, foi uma mudança dura, mas necessária. "Senti que devia a mim mesmo a oportunidade de não fazer nada. As turnês mudaram muito desde que eu estava na estrada com o Genesis. Era como ir para a guerra. Quando você voltava, seus filhos já estavam dirigindo e outra pessoa tinha ocupado seu lugar", recordou.
A doença de Phil Collins
Após anos longe da imprensa, Phil Collins concedeu uma rara entrevista à nova edição da revista Mojo, aos 74 anos. O músico britânico, que encerrou a carreira de shows com o Genesis em 2022, falou sobre os desafios de saúde que vêm afetando não apenas sua capacidade de tocar, mas também sua disposição para criar. A transcrição é do Whiplash.Net.
"Continuo pensando que deveria descer para o estúdio e ver o que acontece. Mas não sinto mais tanta vontade. A questão é que tenho estado doente, quero dizer, muito doente…", revelou.
Collins convive desde 2007 com sequelas de uma grave lesão na coluna que lhe causou danos nos nervos e prejudicou a mobilidade. Nas últimas turnês, precisou cantar sentado, enquanto seu filho Nic Collins assumia as baquetas.
Nascido em Londres, Philip David Charles Collins começou a tocar bateria aos 5 anos e chegou a trabalhar como ator infantil, participando como figurante do filme A Hard Day’s Night (1964), dos Beatles. Em 1970, juntou-se ao Genesis como baterista, assumindo os vocais cinco anos depois, quando Peter Gabriel deixou a banda.
Na virada para os anos 1980, iniciou uma carreira solo meteórica que lhe rendeu oito Grammys e um Oscar, além de hits que se tornaram parte da cultura pop. Ao todo, Collins está no seleto grupo de artistas que venderam mais de 100 milhões de discos tanto em carreira solo quanto com sua banda — feito alcançado apenas também por Paul McCartney e Michael Jackson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Draconian anuncia novo álbum de estúdio, "In Somnolent Ruin"

Phil Collins quebra o silêncio e revela estar "muito doente"
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
A gigante banda de prog onde Phil Collins quase ingressou; "fui ver eles um monte de vezes"
O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música


