A música de Yngwie Malmsteen que Jeff Scott Soto teve medo de mostrar à família
Por João Renato Alves
Postado em 29 de agosto de 2025
O vocalista Jeff Scott Soto participou do 5 to Rock, apresentado pelo jornalista brasileiro Ricardo Batalha. Na ocasião, o cantor falou sobre "Marching Out", seu segundo álbum com Yngwie Malmsteen, que está completando 40 anos. O disco teve predominância de faixas cantadas, ao contrário de "Rising Force" (1984), que contava com apenas duas que não eram instrumentais.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
No entanto, uma das composições causou um dilema pessoal no frontman. "Disciples of Hell" – "Discípulos do Inferno" em português – trazia uma letra que mexia com aspectos ocultistas, dando uma atmosfera dark que deixou o intérprete desconfortável.
"Eu amo a música e suas melodias, mas não me apaixonei pela letra. Yngwie era realmente fascinado pelo ocultismo. Sabe, quando Ozzy cantava ‘Mr. Crowley’, outra pessoa escreveu a letra — ele estava apenas cantando: ‘Senhor Crowley, o que se passou na sua cabeça?’. Ele não estava lendo livros ou estudando a Bíblia Satânica nem nada do tipo. Yngwie estava. Não que ele fosse satanista nem nada disso — só estava realmente interessado, só queria entender os dois lados: o da luz e o das trevas. Então, ele estudou bastante sobre o assunto. E foi daí que surgiu ‘Disciples of Hell’."
A situação foi diferente do habitual a ponto de Jeff temer pelas impressões em casa. "Havia velas acesas, encantamentos — um monte de coisas que me deixaram meio desconfortável. Cresci em um lar católico muito rigoroso e o tempo todo pensava: ‘Cara, espero que minha mãe não ouça essa música’. Era só isso que se passava pela minha cabeça naquele momento."
Soto tentou até mesmo convencer o patrão a fazer a parte narrada, que remetia a um ato demoníaco. "Lembro que durante a pré-produção, estávamos ensaiando aquela parte depois dos solos de guitarra... era uma parte longa em que nada realmente acontecia, então comecei a fazer palhaçadas — agindo como um demônio, como um personagem satânico. Todo mundo estava curtindo a música no ensaio. Aí chegamos ao estúdio e o Yngwie disse: ‘Você tem que fazer aquilo’. Eu fiquei tipo: ‘Cara, eu só estava brincando!’ E então ele escreveu versos como: ‘Levante sua taça e louve o Príncipe das Trevas, veja a verdade...’ — nem me lembro da letra completa, mas era como se eu estivesse adorando Satanás. E cara, eu simplesmente não conseguia. Não contei isso a ele — não queria ser demitido. Então tentei um pouco de psicologia reversa: ‘Você deveria fazer a voz... Você tem o sotaque europeu — você deveria fazer isso.’"
"Marching Out" marcou a estreia do baterista Anders Johansson, além de ter sido o único com o baixista Marcel Jacob – com quem Jeff criaria o Talisman posteriormente. O vocalista sairia logo após as gravações, sendo substituído por Mark Boals, que aparece o dublando no videoclipe de "I’ll See the Light Tonight". O trabalho chegou ao 9º lugar na parada da Suécia, terra natal do guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado
10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection
"Algo precisa ser feito, mas eu não sei o quê", diz Yngwie Malmsteen
Fotos de Infância: Yngwie Malmsteen


