A música de Yngwie Malmsteen que Jeff Scott Soto teve medo de mostrar à família
Por João Renato Alves
Postado em 29 de agosto de 2025
O vocalista Jeff Scott Soto participou do 5 to Rock, apresentado pelo jornalista brasileiro Ricardo Batalha. Na ocasião, o cantor falou sobre "Marching Out", seu segundo álbum com Yngwie Malmsteen, que está completando 40 anos. O disco teve predominância de faixas cantadas, ao contrário de "Rising Force" (1984), que contava com apenas duas que não eram instrumentais.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
No entanto, uma das composições causou um dilema pessoal no frontman. "Disciples of Hell" – "Discípulos do Inferno" em português – trazia uma letra que mexia com aspectos ocultistas, dando uma atmosfera dark que deixou o intérprete desconfortável.
"Eu amo a música e suas melodias, mas não me apaixonei pela letra. Yngwie era realmente fascinado pelo ocultismo. Sabe, quando Ozzy cantava ‘Mr. Crowley’, outra pessoa escreveu a letra — ele estava apenas cantando: ‘Senhor Crowley, o que se passou na sua cabeça?’. Ele não estava lendo livros ou estudando a Bíblia Satânica nem nada do tipo. Yngwie estava. Não que ele fosse satanista nem nada disso — só estava realmente interessado, só queria entender os dois lados: o da luz e o das trevas. Então, ele estudou bastante sobre o assunto. E foi daí que surgiu ‘Disciples of Hell’."
A situação foi diferente do habitual a ponto de Jeff temer pelas impressões em casa. "Havia velas acesas, encantamentos — um monte de coisas que me deixaram meio desconfortável. Cresci em um lar católico muito rigoroso e o tempo todo pensava: ‘Cara, espero que minha mãe não ouça essa música’. Era só isso que se passava pela minha cabeça naquele momento."
Soto tentou até mesmo convencer o patrão a fazer a parte narrada, que remetia a um ato demoníaco. "Lembro que durante a pré-produção, estávamos ensaiando aquela parte depois dos solos de guitarra... era uma parte longa em que nada realmente acontecia, então comecei a fazer palhaçadas — agindo como um demônio, como um personagem satânico. Todo mundo estava curtindo a música no ensaio. Aí chegamos ao estúdio e o Yngwie disse: ‘Você tem que fazer aquilo’. Eu fiquei tipo: ‘Cara, eu só estava brincando!’ E então ele escreveu versos como: ‘Levante sua taça e louve o Príncipe das Trevas, veja a verdade...’ — nem me lembro da letra completa, mas era como se eu estivesse adorando Satanás. E cara, eu simplesmente não conseguia. Não contei isso a ele — não queria ser demitido. Então tentei um pouco de psicologia reversa: ‘Você deveria fazer a voz... Você tem o sotaque europeu — você deveria fazer isso.’"
"Marching Out" marcou a estreia do baterista Anders Johansson, além de ter sido o único com o baixista Marcel Jacob – com quem Jeff criaria o Talisman posteriormente. O vocalista sairia logo após as gravações, sendo substituído por Mark Boals, que aparece o dublando no videoclipe de "I’ll See the Light Tonight". O trabalho chegou ao 9º lugar na parada da Suécia, terra natal do guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

O guitarrista com o qual Ronnie Romero (ex-Rainbow) se recusaria a trabalhar
O argumento que Yngwie Malmsteen utilizou para se comparar a... Beethoven
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Chris Impellitteri ficava "maluco" quando comparado a Yngwie Malmsteen
Fotos de Infância: Yngwie Malmsteen


