Aimee Mann - A Voz Angelical do Rock'n'Roll
Por Edsão
Postado em 24 de agosto de 2025
É isso, aí, Whiplashers, hoje terei o prazer de falar sobre uma força da natureza; artista absolutamente singular, e grande mulher, literalmente, -e em todos os sentidos-, pois, além do talento incomensurável, ela tem 1,85 de altura.
Uma sexagenária belíssima e sensível, minha cantora preferida e compositora extraordinária, com quarenta anos de carreira formidável, mais de dez álbuns lançados, e premiada com um Grammy por Melhor Álbum Folk em 2018, a voz angelical e musa do Rock Alternativo, Aimee Mann.

Nascida em Richmond, Virginia, Mann teve uma infância conturbada, em virtude de uma disputa desatinada dos pais divorciados, por sua guarda, o que resultou em sequelas psicológicas traumáticas até a maturidade.
Além de adorar basquetebol, desenhar histórias em quadrinhos e pintar, começou a tocar violão ainda adolescente, curtindo o som de artistas como: Patti Smith, Elton John, Leonard Cohen, David Bowie, Iggy Pop, e Steely Dan.
No início da década de 80, ingressou na Berklee College Of Music, em Boston, Massachusetts, pois desde menina desejava aprender contrabaixo elétrico.
Na faculdade conheceu Steve Vai, com quem viria a colaborar futuramente no CD dele de 2012, "The Story Of Light", dividindo os vocais na onírica faixa "No More Amsterdam".
Desistiu dos estudos e participou de bandas com pegadas new wave e punk rock, tocando baixo e cantando.
Em seguida, co fundou o grupo "’Til Tuesday" (inusitado nickname "até terça-feira"), lançaram um single de sucesso que alcançou o top ten da Billboard Hot 100, o que os levou a ganhar o prêmio de melhor artista revelação do ano de 1985 pela MTV Video Music Awards.
Suas vocalizações harmoniosas e encantadoras chamaram a atenção de ninguém menos que Geddy Lee, do Rush, que a convidou para fazer os backing vocals na faixa "Time Stand Still", do álbum "Hold Your Fire", lançado em 1987.
Além de cantar nos refrões da icônica canção, Aimee ainda participou das gravações do videoclipe da música. Uma façanha artística sem precedentes, pois foi a única vocalista, além de Lee, em um disco do power trio canadense em toda a história da banda.
A partir dos anos 90 deixou o 'Til Tuesday para dedicar-se à carreira solo, pois desejava compor canções mais melodiosas com letras de teor pessoal, conceituais e, por vezes, melancólicas.
Pressionada para criar material de apelo Pop, rebelou-se e rompeu com a indústria fonográfica; sentiu-se preterida pelo mainstream musical, e criou seu próprio selo: a SuperEgo Records, onde gravou álbuns e os vendeu diretamente aos fãs pelo seu site.
Sua obra amealhou milhares de admiradores de várias faixas etárias, e a tornou uma artista cult e outsider do sistema das grandes gravadoras.
Introspectiva e avessa a turnês, no fim da década, Aimee começou a apresentar-se regularmente na boate "Largo", em Los Angeles; uma casa noturna aconchegante e intimista que recebia famosos de Hollywood.
Um dos habitués do Clube era o renomado roteirista e diretor de cinema, Paul Thomas Anderson, do hit "Boogie Nights" que, impactado pelas performances de Mann, a ‘contratou para compor músicas para seu próximo projeto: a obra-prima dramática, Magnólia, de 1999.
A trilha sonora do longa-metragem contou com nove canções de Aimee Mann. A faixa "Save Me" foi indicada ao 56º Globo de Ouro e Oscar de Melhor Canção Original, na 41ª edição do Grammy Awards como Melhor Vocal Pop Feminino, e ela a apresentou na 72ª Premiação da Academia de Ciências Cinematográficas.
O filme foi aclamado por público e crítica, e, de tão fascinado pelo som da musicista, Anderson incluiu na película uma sequência em que os atores cantam na íntegra a pungente balada "Wise Up" no terceiro ato, numa homenagem a ela dentro da trama.
No início dos anos 2000, após seu ônibus on tour capotar por ter sido abalroado por um motorista embriagado, Aimee entrou em depressão e precisou internar-se em uma clínica para cuidar de sua saúde mental.
Recuperada e fortalecida, nos anos seguintes lançou álbuns de estúdio, ao vivo, e de Natal, fez pontas como atriz em séries televisivas e animadas, exposições de seus quadros, se apresentou para o então presidente, Barack Obama, na Casa Branca, em um seminário de poesia, participou de movimentos feministas e em campanhas contra a eleição do grotesco Donald Trump.
Em 2025, se reuniu com a 'Til Tuesday para seu primeiro show em 33 anos, e segue na estrada desde então.
Longa vida a esta diva do Rock Independente. Viva a Aimee Mann!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



O clássico do Journey que é "presente de Deus" e foi escrito em meia hora
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos


