A música dos Titãs que tirou Jânio Quadros do sério; "Uma porcaria"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de agosto de 2025
A banda brasileira Titãs tem em seu repertório algumas músicas fortemente influenciadas pelo punk rock, gênero conhecido pela sonoridade direta e pelas letras em tom de protesto. Um dos exemplos é "Massacre", faixa que encerra "Televisão", segundo disco de estúdio do grupo, lançado em 1985.
Titãs - Mais Novidades
"Massacre" é uma canção intensa, que faz referência a dois dos personagens mais nefastos da história humana, um nascido na Itália e outro na Áustria. Segundo o site Letras.com, trata-se de "uma poderosa crítica social e histórica que aborda temas de violência, genocídio e manipulação midiática".
Certa vez, os Titãs apresentaram "Massacre" no programa Marília Gabi Gabriela, exibido pela TV Bandeirantes. A performance desagradou um dos convidados da atração: o político Jânio Quadros (falecido em 1992), que foi presidente do Brasil, além de governador de São Paulo e prefeito da capital paulista.
Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Nando Reis relembrou a participação no programa. O ex-baixista e vocalista dos Titãs — que não especificou a data da gravação — afirmou que Jânio reagiu negativamente à música.
"Há nesse disco a música ‘Massacre’, que também foi uma música de trabalho, que aponta para o lado que se tornou mais claro, musicalmente falando, no ‘Cabeça Dinossauro’, da influência do punk rock no gosto e no desejo de fazer uma música mais pesada.
Nós fizemos uma apresentação no programa da Marília Gabriela, na TV Bandeirantes, onde estava o Jânio Quadros. Eu não me lembro se ela já era prefeito de São Paulo ou candidato. A gente tocou ‘Massacre’, e lembro que ele ficou [falando]: ‘Mas isso não é música’. Jânio Quadros refutou, chamou a nossa música de ‘uma porcaria’."
No player abaixo, é possível assistir à explicação de Nando Reis. Ele fala sobre o episódio por volta dos 30 minutos e 30 segundos do vídeo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido


O álbum que gringos acharam que era split porque lados A e B são muito diferentes
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Charles Gavin, ex-Titãs, diz que fãs sempre cantaram errado letra de "Homem Primata"


