Para Yngwie Malmsteen, ninguém daria a mínima para os Beatles se eles surgissem hoje
Por João Renato Alves
Postado em 25 de setembro de 2025
Yngwie Malmsteen está desiludido com a realidade atual da indústria. Durante entrevista a Jordi Pinyol, o guitarrista sueco lamentou a falta de recursos para promover novos artistas. Ao mesmo tempo, ressaltou que o fácil acesso às tecnologias permita que todo mundo possa oferecer um trabalho sem ter necessariamente a melhor qualidade.
"Hoje em dia, você abre uma gravadora porque ama música - talvez - não para ganhar dinheiro. Com o YouTube e tudo mais, qualquer um pode fazer um disco, qualquer um pode fazer um vídeo e assim por diante. Então, tudo se diluiu. Não há mais impacto. Nada surte efeito."
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades


Para sustentar seu argumento, o músico recorreu ao nome que revolucionou a cultura pop. "Se voltarmos ainda mais no tempo, em 1964, os Beatles chegaram aos Estados Unidos. Eles fizeram um programa de TV e eram a maior banda do mundo porque havia dois canais. Se viessem e fizessem a mesma coisa hoje, no YouTube, ninguém daria a mínima. É o que estava acontecendo naquela época e é o que está acontecendo agora. Então, algo precisa ser feito a respeito. E eu não sei o que... Quer dizer, há um revival do vinil."

A lamentação se estendeu ao fato de o produtor físico ser cada vez mais escasso, assim como os pontos de compra. "Quando eu era criança, você pegava o metrô, ia à loja, comprava um disco, levava para casa, abria, tocava no toca-discos, ouvia e olhava as fotos. Era um grande evento. Isso não existe mais. Não é tipo, 'Ah, sim, estou gravando um disco'. Sim, mas onde fica a rede de lojas de discos? Onde fica a loja? Não tem nenhuma. É isso que está acontecendo."
Yngwie Malmsteen lançou em abril o álbum ao vivo "Tokyo Live". O trabalho foi gravado na capital japonesa, durante a turnê que celebrava 40 anos de carreira do guitarrista. "Parabellum", seu disco de estúdio mais recente, saiu em 2021.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps